Inicial > Saúde > Como melhorar sua memória

Como melhorar sua memória

por Felipe Castro
Como melhorar sua memória

Você está procurando dicas de Como melhorar sua memória? Você sabia que a memória é uma das funções mais complexas e importantes do nosso cérebro? Pessoas com problemas com memorização encontram dificuldades em diversas tarefas do cotidiano, desde as mais simples e banais, até as mais complexas e importantes, principalmente no trabalho e vida social.

Ao contrário do que muitos pensam, problemas com memória também acontece com bastante frequência em jovens. Todas as classes sociais e faixas etárias estão suscetíveis a perda de memória. Se você é Jovem e precisa passar no vestibular, conheça essas dicas que vão lhe ajudar a ter uma memória melhor.

“Dificuldade de memória, mesmo entre pessoas jovens, é uma queixa muito comum. Na maioria das vezes essa dificuldade não é causada por doenças cerebrais específicas. Conhecendo o processo de fixação e evocação é possível melhorar muito a capacidade de memória de uma pessoa” afirma Dr. Leandro Teles, médico neurologista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

De acordo com o blog do conceituado neurologista: o processo de memorização inicia-se com a percepção de um estímulo. Devemos prestar atenção nele e destacá-lo dos demais estímulos do meio. O cérebro deve atribuir relevância a ele para enfim memorizá-lo. Nem tudo é fixado, apenas aquilo que o cérebro considera importante. E o processo não pára por aí, depois de fixar é preciso trazer a lembrança de volta, um processo chamado evocação. Para evocar o cérebro precisa do rastro da memória, é comum a gente gravar as coisas e não conseguir evocar na hora certa. O que leva a uma boa memorização é um estímulo adequado (repetido, intenso e relevante) em contato com uma pessoa propícia a fixá-lo (descansada, atenta e interessada).

Como melhorar sua memória - Curso de Memorização

Como melhorar sua memória – Curso de Memorização

A memória humana é peculiar, complicada e pouco confiável. A capacidade de memorização depende de vários pontos. Existe, por exemplo, um importante componente genético: há quem nasça com aptidão de concentração, retenção e evocação mais desenvolvidas. Porém, a esse presente dos genes vem se juntar uma série de fatores ambientais que também influenciarão, potencializando ou esmagando essa capacidade.

3 Dias de Como melhorar sua memória

1 – Pratique exercícios físicos

Sabemos que a atividade física afeta o cérebro de diversas maneiras positivas, e uma delas é impulsionar a memória. O papel dos exercícios na memorização é incrivelmente complexo. Estudos publicados na Behavioral Neuroscience, no The Journal of American Geriatrics Society, e no The Journal of Aging Research, entre outros, sugerem que a atividade física exerce uma função significante na memória. O New York Times resume a pesquisa assim:

“O que todas estas novas pesquisas sugerem, diz Teresa Liu-Ambrose, professora associada do Departamento de Pesquisa do Cérebro da University da Colúmbia Britânica que supervisionou os experimentos com mulheres mais velhas, é que para uma saúde cerebral mais robusta é provavelmente recomendável incorporar tanto treinamentos aeróbicos quanto de resistência. Parece que cada tipo de exercíco “foca seletivamente aspectos diferentes da cognição”, diz ela, provavelmente por liberar diferentes proteínas no corpo e no cérebro…”

Essencialmente, o exercício melhora as funções cognitivas, e quando isso acontece, o armazenamento e a recuperação das nossas lembranças aumentam. Simplificando, quanto mais exercitado o seu cérebro, maiores são as chances de gravar mais informações e lembrá-las no futuro e no momento que quiser.

2 – Dormir bem também faz a diferença

Alguns estágios do sono são bons em ajudar a formar tipos diferentes de memórias. Então, memórias declarativas (coisas como fatos e conhecimento) são melhoradas pelo sono de ondas lentas (sono profundo), enquanto memórias implícitas (lembranças de longo prazo que não requerem pensamento consciente, como andar de bicicleta ou amarrar um sapato) são melhoradas pelo sono REM. Em resumo, o que se pensa é que quanto melhor é o seu sono, melhor é a sua memória.

Como melhorar sua memória - Curso de Memorização

Como melhorar sua memória – Curso de Memorização

O New York Times resume a importância do sono para a memória de forma bem direta:

“Alguns dos efeitos mais insidiosos de dormir pouco envolvem processos mentais como aprendizado, memória, discernimento e resolução de problemas. Durante o sono, novos caminhos da memória e do aprendizado são codificados pelo cérebro, e o sono adequado é necessário para que estes caminhos funcionem de maneira otimizada. As pessoas que estão bem descansadas têm melhores condições de aprender uma tarefa e estão mais aptas a lembrar o que aprenderam. O declínio cognitivo que frequentemente acompanha o envelhecimento pode, em parte, ser resultado de sono cronicamente ruim…”

Uma boa noite de sono, dentro do horário necessário de cada corpo humano, melhora a capacidade de memorização em longo prazo. Priorize seu sono, evite ficar até muito tarde acordado. Se há a necessidade de acordar cedo, durma cedo.

3 – Tenha uma vida saudável

Comer bem, principalmente verduras e legumes; Não fumar; Evitar bebidas alcoólicas; não se utilizar de medicamentos para dormir; Viver em um ambiente limpo e adequado. Tudo isso faz parte de uma vida saudável. Viva bem e sua memória estará sempre exercitada. Relembre momentos importantes da vida, o cérebro retém mais facilmente memórias ligadas à emoção. As emoções positivas têm prioridade sobre as negativas. Viaje, encontre os amigos, reúna a família, viva com intensidade e otimismo, suas memórias serão mais vivas e resistentes. Recorde sempre das boas coisas que passou, reveja álbuns de fotografia, vídeos antigos e remonte os momentos na cabeça. Quanto mais vezes algo é lembrado, mais firme fica a lembrança. Com o tempo seu cérebro se empenhará cada vez mais em reter as experiências de vida.

Essas foram as dicas do Guia do Como, baseadas em artigos especializados, para facilitar o seu processo de memorização. Existem ainda técnicas simples para facilitar lembranças, basicamente relacionando acontecimentos, pessoas, fatos, imagens, músicas, etc. Montar padrões, listar itens, escrever o que se deve lembrar. Tudo isso auxilia nesse processo.

Viva a vida com prazer, sem estresses desnecessários, garanto que sua memória estará sempre em dia!

You may also like

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais