Inicial > Saúde > Como melhorar a memória

Como melhorar a memória

por Guia do Como
Como melhorar a memória

Pense na seguinte situação: você está atrasado para um compromisso, mas se esqueceu de onde deixou o seu celular? Você estava no meio de uma conversa e esqueceu completamente o que iria falar na sequencia? Você precisava fazer algo muito importante no dia, só que não conseguia se lembrar do que se tratava? Realmente, você não está sozinho.

Atualmente, a tecnologia proporciona diversas vantagens para o nosso cotidiano, só também o excesso de informação pode acabar provocando o efeito contrário. Com tantas obrigações, tantas tarefas simultâneas e o bombardeio constante de notícias, a sua memória pode não estar dando conta do recado.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2013 e publicada na Revista Galileu, os jovens idades, na faixa etária dos 18 aos 34 anos, encontram mais dificuldades do que as pessoas acima dos 55 anos para recordar de datas, com uma taxa de esquecimento de 15% para 7%, onde deixaram as chaves, 14% para 8%, de preparar o almoço com 9% para 3% e até mesmo em tarefas simples, como tomar banho com 6% versus 2%.

Você sente que a sua memória pode não estar funcionando tão bem quanto antigamente? Mas, será que há como melhorar a memória? Felizmente, existem maneiras para isso e, com base científica, que ajudam a resgatar o controle sobre a sua memória.


blank

Confira algumas dicas de como melhorar a memória baseadas na ciência

1 – Relacione as suas lembranças com objetos

Você já pode ter tido problemas como esse: acabou de conhecer alguém e, logo que a pessoa se despede, você não faz mais idade do nome. Isso pode ocorrer só que é muito vergonhoso necessitar questionar o nome da pessoa pela segunda vez. A sugestão é ligar o nome dessa pessoa à algum objetivo. Como por exemplo, você conheceu o Pedro na academia e ele estava do lado de uma esteira, então, identifique como o Pedro da academia ou ainda mais especifico: o Pedro da esteira.

Essa dica pode soar bastante idiota, só que dá resultado. E obviamente que não se limita apenas para decorar o nome de pessoas, só que também para qualquer outra necessidade: relatórios, documentos, marcas, etc. Ligando ideias a objetivos se torna muito mais pratico lembrar-se disso. E obviamente, quanto mais loucas essas associações, fica ainda mais simples lembrar-se de cada uma delas.

2 – Não se limite a recordar somente pela repetição

Quando você está assistindo uma apresentação de trabalho na faculdade ou mesmo em seu ambiente de trabalho, é muito fácil notar quando uma pessoa se limitou a decorar o que necessitava falar. Só que basta uma pequena alteração nesse roteiro programado ou uma espécie de “branco” para que a pessoa se perca totalmente. Guardar alguma informação tem muito haver com a sua compreensão desse fato.

Por isso ao precisar decorar algumas falas para apresentações, busque compreender o conteúdo todo ao redor do que está falando propriamente. Levantamentos apontam que somente a repetição automática pode até dificultar a sua compreensão do que está dizendo em público. Desta forma, aprender o conceito da sua apresentação também se encaixa em uma técnica para tentar como melhorar a memória.

3 – Rabisque, escreva, faça anotações!

Uma pesquisa publicada no site da Revista Galileu afirma que rabiscar durante a compreensão de alguns dados não visuais, como, por exemplo, durante uma aula, eleva capacidade de armazenamento da sua memória. Um estudo de 2009 indicou as pessoas que tinham o hábito de rabiscar ou fazer pequenas anotações quanto escutavam uma lista de nomes recordavam aproximadamente 30% a mais dos nomes ouvidos.

Então, na próxima palestra, seminário ou aula, não se esqueça de levar o seu bloco de notas e da sua caneta para rabiscar sempre que tiver vontade. Algo simples assim pode fazer toda a diferença para quem está a fim de descobrir como melhorar a memória.


blank

You may also like

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais