A detecção precoce do câncer de mama ainda é a forma mais efetiva de se combatê-lo. Esse tipo de câncer é o segundo com mais incidência de casos no mundo, atrás apenas do de pele. Apesar de com raras chances (1% dos casos no Brasil), ao contrário do que se pensa, homens também podem contrair essa doença, conheça aqui as formas de Como fazer o auto-exame da mama.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado, esse tipo de câncer apresentou aproximadamente 52 mil novos casos, cerca de 22%, no país.
As formas mais eficazes de prevenção são por mamografia, feita com um aparelho de raio-x e que pode detectar a forma do câncer em estágio micro, com milímetros de espessura apenas. Porém, existe o auto-exame, que pode ser feito por qualquer pessoa, dentro da própria casa.
O Guia do Como ensinará, passo a passo.
Passos de como fazer o auto-exame de mama de forma correta e eficiente
1º passo
Se mantenha em pé, de frente ao espelho, e observe atentamente a superfície dos mamilos, do bico ao contorno, e perceba se existe alguma alteração recente, caroço, algo que deixe os mamilos assimétricos (diferentes).
2º passo
Levante as mãos e perceba se houve alguma alteração já descrita acima. Observe se as mamas estão alinhadas (importante que estejam). Observe se o sutiã faz marcas nas duas mamas, se há apenas em uma, verifique se há algum inchaço ou caroço no local da marca.
3º passo
Use sabão como auxílio, ensaboe bem as mamas e axilas. O sabão permitirá um melhor deslize facilitando a eficiência do exame.
4º passo
Coloque um dos braços atrás do pescoço, na nuca. Mantenha a postura ereta e com o outro faça o toque, com movimentos circulares de fora para dentro, em todas as áreas da mama (no lado do braço levantado). Faça esse processo nas duas mamas.
5º passo
Observe secreções e lesões nos mamilos e nas aréolas. Pressione suavemente os mamilos para facilitar.
6º passo
As axilas também são partes do tecido mamário. Observe caroços também nessa área, do mesmo modo que nas mamas.
7º Passo
Repita o processo deitada. Coloque um travesseiro sob o um dos ombros e a mão do mesmo lado na nuca. Examine a mama deste lado com a outra mão, repetindo os movimentos circulares. Repita o processo na outra mama.
Através deste simples exame muitos casos da doença é descoberta com grande antecedência. Ao descobrir alguma anormalidade, procure o seu médico. Não necessariamente, um nódulo (caroço) encontrado é um câncer de mama, pode ser alguma alteração hormonal, algo benigno. Porém, mesmo essas alterações sendo normais, devem ser acompanhadas de perto, pois possuem potencial para se transformar em câncer.
Histórico familiar, principalmente nos parentes de primeiro grau, como mães e irmãs, a menstruação precoce, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos ou não ter filhos, são importantes fatores de risco para a doença. Além desses, evite excessos na ingestão de álcool.
Cuide-se, faça o auto-exame regularmente, homens e mulheres. Além disso, visite sempre seu médico e faça todos os exames. O amor próprio ainda é a principal arma contra qualquer tipo de câncer e outras doenças.
Para ajudar a fazer o auto-exame, o Hospital Amaral Cavalho (HAC), de Jahu – SP, referência na prevenção e tratamento ao câncer, divulgou um infográfico com imagens para o auxílio ao passo a passo.
Vergonha é não cuidar de sua saúde.
Vídeo de como fazer o auto-exame da mama
Vídeo de Canal Minha Vida