Inicial > Saúde > Como aumentar a imunidade

Como aumentar a imunidade

por Guia do Como
Como aumentar a imunidade

Deseja saber como aumentar sua imunidade pois ela está baixa? O seu sistema imunológico faz um trabalho notável para defender você contra microrganismos causadores de doenças, mas às vezes a imunidade diminui e uma bactéria invade com sucesso seu sistema e o deixa doente.

Será que é possivel aprender Como aumentar a imunidade? Será que é possível intervir neste processo e fazer o seu sistema imunológico mais forte? E se você melhorar a sua dieta? Tomar certas vitaminas ou preparações à base de plantas? Fazer outras mudanças de estilo de vida, na esperança de produzir uma resposta imune quase perfeita?

Um artigo Harvard Helth Publications, diz que a ideia de aumentar a imunidade é atraente, mais combater uma infecção que ocorreu por baixa imunidade é uma ilusão, pois o sistema imunológico precisa de equilíbrio e harmonia entre os diversos fatores que o afetam.

Por isso o ideal é fortalecer a imunidade, para evitar que o sistema seja afetado. Vejamos a seguir alguns pontos que podem lhe ajudar a aumentar a imunidade.

Leia também: Como escolher seus alimentos

Como saber se está com baixa imunidade

O site Minha Vida cita 10 sinais que você pode perceber para descobrir se está com baixa imunidade. Conheça eles:

– Duas ou mais pneumonias no último ano
– Oito ou mais otites no último ano
– Estomatites de repetição ou monilíase por mais de dois meses
– Abscessos de repetição ou ectima
– Um episódio de infecção sistêmica grave: meningite, artrose ou septicemia
– Infecções intestinais de repetição ou diarreia crônica
– Asma grave, doença do colágeno ou doença autoimune
– Efeito adverso ao BCG e/ou infecção por micobactéria
– Quadro clínico associado à imunodeficiência

Dicas de como aumentar a imunidade

Para que o sistema imunológico trabalhe bem e necessário que haja harmonia entre diversos fatores, como já falamos anteriormente, e no processo de como aumentar a imunidade, a mudança em diversos fatores podem influenciar a melhoria da imunidade.

Ações como a pratica exercícios físicos, alimentação correta, consumo de alimentos fontes de zinco e omega-3 que é fundamental para a imunidade, evitar o estresse, dormir bem, consumir vitaminas variadas todos os dias (A, C e E), beber pelo menos 2 litros de água diariamente, evitar alimentos gordurosos e industrializados e não usar medicamentos sem consultar um médico são fatores que vão elevar sua imunidade.

Alimentos que aumentam a imunidade

  • Óleo de Orégano – Ajuda a melhorar sua saúde intestinal e estimular o sistema imunológico. Atua como uma espécie de assassino de erva daninha, ajudando a eliminar algumas das más bactérias que podem estar dominando o seu sistema digestivo.
  • Cogumelos Japoneses – Grande impulsionador da imunidade, e também contém ergothioneine, um poderoso antioxidante, que não são destruídas durante o processo de cozimento.
  • Abacate – Contêm aminoácidos essenciais, antioxidantes e algumas gorduras saudáveis ​​para ajudar a produção de hormônios do equilíbrio.
  • Gengibre – Aquece o corpo e ajuda a quebrar o acúmulo de toxinas nos órgãos, em especial nos pulmões e seios, e segundo Ayurveda também ajuda a limpar o sistema linfático, que é o sistema de esgoto do nosso corpo.
  • Farinha de Aveia – Este super alimento contém fibra solúvel que reduz o LDL, ou colesterol “ruim”.
  • Sementes de abóbora – são ricas em magnésio, pode ajudar a baixar a pressão arterial e reduzir o risco de ataques cardíacos ou acidente vascular cerebral.
  • Graviola – Tradicionalmente usada para matar os parasitas, melhorar problemas de fígado, reduzir febres, e ajudar a tratar resfriados e gripe. Também pode ajudar a combater vários tipos de células cancerígenas e, assim, ajudar a aumentar a função imunológica.
  • Frutas Cítricas – Acerola, laranja, limão, morango e kiwi são vitaminas antioxidandes, ricas em fibras, falvonóides e com alto poder anti-inflamatório.
  • Vegetais verde-escuro – Couve, brócolis, espinafre e rúcula são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas B6, B12 e A, e ajudam na resistência a infecções, aumentando a a capacidade do fígado para eliminar as toxinas.
  • Iogurte Natural – Fonte de lactobacilos com propriedades probióticas que fortalecem o sistema imunológico e ajudam no melhor funcionamento da flora intestinal.
  • Castanha do Pará – Turbina o sistema imunológico pois possui o selênio, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres.
  • Lichia – Rica em propriedades anti-inflamatórias, possui vitamina C e auxilia no aumento da imunidade.
  • Pimenta – Protege o organismo contra infecções por ser fonte de betacaroteno, sustância que se transforma em Vitamina A.
  • Tomate – Forte aliado no combate a doenças cardiovasculares, eliminando radicais livres do organismo.
  • Chá-verde – Possui em sua composição a catequina, antioxidante poderoso.

Alimentos que diminuem a imunidade

Os alimentos industrializados devem ser evitados pois possuem enorme quantidades de aditivos químicos (aromatizantes, acidulantes, corantes, etc), privando o organismo de vitaminas e minerais que ele precisa, prejudicando assim o sistema imunológico. O consumo de doces, álcool e gorduras enfraquece a imunidade, assim como outros alimente similares.

Remédios que melhoram a imunidade

Alguns remédios visam melhorar a imunidade de nosso sistema, porém antes de tomar qualquer dos remédios citados, o ideal é consultar um médico especialista.

Multivitamínicos – São complementos alimentares que possuem em sua composição vitaminas variadas, mineiras e outras substâncias para ajudar a manter o nosso corpo com saúde. As vitaminas e minerais auxiliam na proteção contra diversas doenças, como o câncer e doenças relacionadas ao coração.

Imunoglucan – indicado como imunomodulador em pacientes portadores de condições clínicas, sabidamente geradoras de uma baixa resposta imunológica. Portanto, potencialmente com risco de serem acometidos por infecções de difícil tratamento e controle.

Biostim – Imunomodulador ativo sobre as diferentes populações celulares e sobre certos mediadores imunológicos implicados na defesa antiinfecção.

Munostim – Este medicamento ajuda a aumentar eficazmente o sistema imunitário. É também eficaz após antibioterapia e nas doenças dermatológicas.

Conheça também um remédio sintético nos protege de infecções e aumenta a imunidade, veja a matéria completa no site do G1



Remédios Caseiros que aumentam a imunidade

Suco de Cenoura com Laranja – Bata o suco de duas laranja com uma cenoura média no liquidificador, e tome de preferência todos os dias no café da manhã.

Suco de Rabanete com laranja e limão – Bata no liquidificados o rabanete cortado com água, depois adicione os sucos de laranja e limão e consuma logo em seguida.

Chá Verde – Faça uma infusão de chá verde pra estimular a produção das células do sistema imunológico.

Chá de Ginseng – Auxilia o tratamento de doenças relacionadas com a baixa imunidade, além de previnir doenças.

Suco de Laranja, Limão, Toranja e Cebola – Ferva uma cebola pequena em meio copo de água por dez minutors, Esprema as laranjas, limões e toranja e bata no liquidificador junto com as goiabas. Após misture a água da celoba com o suco e beba assim que terminar de preparar.

Plantas para aumentar a imunidade

Babosa – Muitas pessoas conhecem como aloe vera, essa planta é um poderoso desintoxicante e antisséptico com propriedades imunológicas.

Equinácea – Planta nativa dos Estados Unidos, possui grande propriedade antibacteriana e antivirótica,

Unha-de-gato – Nativa da floresta tropical Peruana, contém alcaloides com função imunológica e pode ser encontrar em forma de chá ou cápsula.

You may also like

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais