Inicial > Nutrição > Como escolher seus alimentos

Como escolher seus alimentos

por Felipe Castro
Como escolher seus alimentos

Uma vida saudável é o que necessariamente todo ser humano realmente precisa, e para isso você precisa saber como escolher seus alimentos. Ser rico, famoso, popular, bem sucedido, sem saúde? Desnecessário.

Comer bem é um fator primordial para se viver por um longo tempo. No Guia do Como você pode encontrar dicas de como se alimentar corretamente e emagrecer com saúde. Hoje, ensinaremos como se escolher corretamente seus alimentos.

Apesar de parecer, fazer a escolha certa na hora da compra não é uma tarefa tão fácil assim. O excesso de alimentos industrializados e congelados, muitas das vezes, atrai o gosto do consumidor pela praticidade. Porém, nem sempre são as melhores opções para nossa saúde.


blank

Como escolher seus alimentos nas compras do mês

Fique atento agora às dicas de escolha na hora das compras do mês. Pequenas atitudes que contribuirão para a melhora de sua alimentação.

Alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos são boas opções. São naturais e não possuem uso de fertilizantes artificiais, pesticidas, antibióticos e hormônios de crescimento que alteram a genética do alimento. São mais seguros e mais saudáveis.

Cultive seus alimentos

Cultivar seu próprio alimento não é algo tão complicado como se imagina. Mesmo se a sua propriedade não for das maiores, plantar alguma muda não requer muito espaço, dinheiro e trabalho. Se puder criar animais para consumo, melhor ainda. Alimente-os da maneira adequada, e sua mesa de jantar será a mais nutritiva possível.

Opte por frutas e legumes locais e carne fresca

Com a impossibilidade de cultivar seu próprio alimento, opte por comprar sempre frutas, verduras e legumes de vendedores locais. Normalmente, agricultores que participam de programas locais, muitas das vezes com a ajuda das prefeituras, costumam vender seus alimentos em feiras e/ou supermercados locais. Quanto mais próximo da fonte do alimento que comprar, menos chances dele estar contaminado.


blank

Estudos comprovam que animais criados a pastagem fornecem carnes mais saudáveis e nutritivas. Eles possuem um melhor perfil de gordura do que os criados em espaços fechados, com alimentação natural substituída por rações especiais.

Esteja atento com a aparência dos alimentos, analise bem e escolha os mais recentes.

Se optar por comprar sucos de frutas, prefira os que tenham pouca ou nenhuma quantidade de açúcar. As polpas congeladas são saborosas e nutritivas pedidas.

Dê preferência aos produtos integrais

Passe a comprar pães e biscoitos integrais, pois possuem bastante quantidade de fibra e menos gorduras.

Nos alimentos derivados do leite, analise a quantidade de proteína e cálcio. Quanto mais, melhor.

Quanto aos alimentos industrializados, é impossível pensar em viver nos tempos atuais sem consumi-los. Segundo especialistas, o ideal é balancear bem o uso, combinar bastante alimentos industrializados com os naturais. Não há problema em comer um biscoito, de vez em quando, o que não pode é exagerar. O excesso de consumo desses alimentos atrapalha no funcionamento do corpo humano, então, de preferência aos naturais, ou aos industrializados que mais se aproximam dos naturais, com menos substâncias prejudiciais a saúde, quando ingeridas em excesso, como corantes e conservantes, por exemplo.

Finalizando, lembre-se sempre de lavar bem os alimentos naturais antes de ingeri-los. Procure sempre se informar sobre os ingredientes nos rótulos dos alimentos industrializados. O PROCON disponibiliza em seu site uma cartilha esclarecendo as siglas (como P para conservantes e F para aromatizantes) inseridas nos rótulos dos produtos industrializados.

Como diz o ditado popular: “Você é o que come”. Atente-se aos detalhes e seja uma pessoa mais saudável.


blank

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais