Inicial > Internet > Como fazer compras pela internet

Como fazer compras pela internet

por Felipe Castro
Como fazer compras pela internet

Praticidade. Com o surgimento e evolução da internet, o cotidiano das pessoas mudou. Essa ferramenta substituiu várias outras, facilitou o acesso as informações e aproximou os povos. Uma das facilidades que a rede pode proporcionar é a facilidade de compra.

São inúmeras as vantagens de comprar pela internet: 24 horas em funcionamento, não é preciso sair de casa, encarar filas, facilidade de encontrar mais produtos, pesquisas, etc. Porém, alguns cuidados devem ser tomados. Do mesmo jeito que facilitou o acesso aos produtos, ajudou também aos golpistas, pessoas que se aproveitam dessa ferramenta e da ingenuidade de alguns para lucrar.

Porém, seguindo as dicas do Guia do Como, você evitará esses transtornos. São atitudes básicas que fazem a diferença na hora de apertar ‘ok’ na hora da compra online. Siga estes conselhos e boas compras.

Primeiro passo: compare preços

Compare preços, verifique quais lojas possuem os melhores serviços pelo mesmo produto de seu interesse. Existem várias ferramentas (Google é a mais famosa delas) que serve de auxílio nessa pesquisa.

Verifique os dados da loja escolhida

Toda loja online tem a obrigação por lei de informar número de CNPJ, endereço físico e telefone em local visível no site. Não entre em furada, se alguma loja estiver vendendo algum produto em um preço muito atraente, mas não se adéqua em essas medidas, cancele. A dor de cabeça pode ser grande no fim.

Observe os prazos de entrega das lojas

Procure comprar em lojas que informem o prazo de entrega do produto. As lojas têm por obrigação informar de forma clara esse prazo e se isso não acontece, mais uma vez, saia dessa que é furada.

Pode acontecer também de algum produto estar em um prazo maior de tempo do que outros no mesmo site. Isso pode ser sinal da falta do mesmo no estoque da loja, o que pode complicar mais ainda na entrega, superando o prazo que já é longo ou não entregando o produto. Esteja atento a isso.

Desconfie dos preços incrivelmente baixos

Quando a esmola é demais, todo santo desconfia. Pesquise pelo preço médio do produto que quer adquirir antes de pesquisar os preços. Preços muito abaixo da média pode ser sinal que o produto esteja com defeitos, ou que seja golpe. Nenhuma empresa foi feita pra dar prejuízo, não acredite em pechinchas. Procure sim por preços acessíveis, mas dentro da média. O barato pode sair caro.

Atenção aos comentários

De preferência as lojas que oferecem recursos a mais sobre o mesmo, principalmente chat on-line, espaço para comentários e descrições, com foto, do produto. Se não tem comentários, desconfie. Eles podem ter sido apagados pelo dono do site. Procure por produtos com bastante aprovação dos internautas. Leia atentamente, até aqueles com muitos erros de português. Ali pode estar uma dica essencial para você fazer um bom negócio.

De preferência a lojas com boa reputação

Procure por lojas com garantias comprovadas de serviços de qualidade. Busque informações pelo Google, fan page nas redes sociais, fóruns de discussões e etc. Uma ferramenta que auxilia bastante o consumidor, famosa na internet, é o site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br). Trata-se de um serviço que registra reclamações sobre serviços online em diversas áreas. Observe as empresas com maiores números de reclamações e ‘delete-as’ de sua lista de escolhas.

Segurança e privacidade

Verifique sempre se a empresa fornece nota fiscal e medidas de segurança para a compra. Preço não é tudo. Observe se no site escolhido, nos momentos das operações que requerem senhas e outras informações pessoais, se na barra do browser aparece um cadeado e a URL com https antes do endereço do site. Esses são sinais que o site possui um certificado de segurança que criptografa os dados.

10 - https

Não utilize maquinas de uma lan house

Não faça compras de lan houses ou de máquinas públicas. Se não tiver computador em casa, vá a um amigo ou alguém de confiança. Redes desprotegidas podem servir de ‘mural’ para seus dados bancários, aberto para qualquer um na rede.

Se informe sobre as políticas de devoluções e trocas

Se informe sobre os prazos para troca e devoluções dos sites. Normalmente, ninguém pensa nisso na hora da compra, mas pode ser determinante para evitar dores de cabeças no futuro. Guarde sempre os comprovantes de compra, geradas após a confirmação da compra e normalmente enviada ao email do comprador.

Em transações internacionais, redobre sua atenção com os detalhes e diferença de políticas

Para compras internacionais, além das dicas já citadas, observe a diferença entre as moedas e frete. Não seja pego de surpresa, muitas vezes achamos que comprando em sites internacionais economizaremos dinheiro, quando na verdade, se calculados com atenção, gastamos mais. Observe a política de cada país para a entrega dos produtos, para não ser surpreendido com impostos inesperados.

Mesmo com toda cautela, estamos sujeitos a problemas. Esteja sempre atento ao código de defesa do consumidor para que seus direitos sejam sempre respeitados. É possível sim comprar pela internet de forma tranquila, desde que com responsabilidade. Normalmente, os ‘espertos’, que sempre tentam comprar em sites duvidosos, com preços absurdamente abaixo do normal, terminam com a mão abanando, e com milhares de reclamações no facebook.

Seja inteligente, é o seu dinheiro que estará em jogo. No mais, agradeça por viver em uma época que é possível comprar quase tudo on-line. É preferível aguentar falhas na conexão, a ficar em pé em filas durante horas.

You may also like

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais