Inicial > Internet > Como criar um e-mail

Como criar um e-mail

por Bruno Reis
Como criar um e-mail

Deseja aprender como criar um email? A popularização da Internet no final dos anos 90 possibilitou o surgimento de outras formas das pessoas se comunicarem. Uma delas é via email, um correio eletrônico onde é possível enviar mensagens simples ou documentos de textos mais longos, necessitando apenas que o receptor da mensagem a ser enviada também tenha um endereço eletrônico.

Atualmente existem pessoas de várias faixas etárias que utilizam os emails para se comunicar. As empresas também aderiram este canal de comunicação e usam o mesmo para fins internos, isto é, enviando mensagens e documentos para os seus funcionários e também para fins externos com o objetivo de se comunicarem, manter contato e divulgar os seus produtos e serviços para o público.

Os emails não possuem a mesma instantaneidade das mensagens passadas pelas redes sociais e nem mesmo a tradição das cartas, que ainda continuam sendo muito utilizadas como forma de comunicação entre as pessoas. Porém é inegável que este poderoso canal de comunicação facilitou e aproximou o contato entre milhares de pessoas e empresas em todos os lugares do mundo.

Outro fator positivo é que se tornou cada vez mais fácil criar uma conta de email, pois alguns dos principais portais de internet, como o Google, Yahoo e Outlook, possibilitam que as pessoas criem os seus endereços eletrônicos gratuitamente.

Como Criar um e-mail

O processo de criação de uma conta de e-mail é bem simples, aqui iremos utilizar um exemplo de como criar um e-mail no Gmail, que é o e-mail do Google.

Confira abaixo o passo a passo de como criar um e-mail:

1 – Acesso ao site: Primeiramente acesse o site do Gmail, que é o www.gmail.com e clique em ‘criar uma nova conta’ e uma nova pagina abrirá dando inicio ao processo de cadastro.

2 – Nome e sobre nome: Inicialmente você terá que preencher os campos correspondentes ao seu nome e sobrenome.

3 – Endereço de email: Logo na seqüência é o momento que você escolherá o seu endereço de email, vale apena ressaltar que no caso do Gmail você terá que digitar o nome escolhido + gmail.com sem dar espaço nos caracteres exemplo: [email protected]

4 – Senha: Este campo é um dos mais importantes da criação do seu email que é a senha de acesso ao mesmo. A senha terá que ter ao menos 8 (oito) caracteres, sejam eles números ou letras, o ideal é que opte por uma senha com caracteres que somente você conseguirá lembrar. Isto é fundamental para garantir a segurança da sua conta de email.

5 – Confirmação de Senha: Agora digite novamente a senha criada no campo anterior.

6 – Data de Nascimento: Chegou o momento de você preencher os campos relacionados à sua data de nascimento, seguindo a ordem dia, mês e ano.

7 – Sexo: Clique na seta ao lado e escolha o seu sexo. Lá aparecerá masculino feminino ou outro é só escolher uma das opções.

8 – Telefone de Confirmação: Digite o seu numero de telefone celular do seguinte modo: escolha a bandeira do país onde reside e digite o código do mesmo, o código da região onde o seu número foi cadastrado e posteriormente o número do celular. Exemplo: Brasil +558999000-0002.

9 – E-mail opcional: Caso você não tenha nenhuma outra conta de email, deixe este espaço em branco.

10 – Caracteres de confirmação: A sua direita aparecerá alguns caracteres (letras ou números) e logo abaixo um campo vazio e é nele que você terá que digitar os caracteres que apareceram no campo acima.

11 – País onde reside: Novamente confirme o país onde esta residindo atualmente, clicando na seta no canto direito.

12 – 1ª Confirmação de conta: O procedimento de cadastro está chegando ao seu fim e agora é só você ler os termos de serviço e política de privacidade do Google. Caso esteja de acordo, clique no pequeno quadrado disposto a sua esquerda (antes do texto) e depois clique no botão azul, em que está escrito ‘próxima etapa’.

14 – Verificação de cadastro: Abrirá uma nova página onde o sistema do Google solicitará a verificação da sua conta. Este é um procedimento de segurança e logo abaixo, a esquerda aparecerá um campo com o número do telefone celular que você cadastrou. Abaixo deste campo terá uma pergunta sobre como você quer que o Gmail lhe envie códigos, isto é, em caso de esquecimento ou perda da senha, o Gmail lhe relembrará da mesma usando mensagens de texto ou voz. Basta apenas que você clique e escolha uma das opções que aparecerão.

15 – Espaço para código de confirmação: O Gmail enviará um código para o seu telefone celular e agora é apenas necessário que você digite este código no campo abaixo.

16 – Foto de perfil do e-mail: Após a realização deste processo será aberto outra página na qual o Google possibilita que você adicione uma foto sua. Para isto, é necessário que você clique na opção ‘adicionar uma foto’, que está em azul logo abaixo do seu nome, na seqüência aparecerão duas opções fazer upload de fotos ou webcam.
Se optar adicionar fotos utilizando a opção upload clique no botão ‘selecionar uma foto’ que aparece bem no centro da tela. Será aberta uma micro-página onde aparecerão os documentos do seu computador, escolha a pasta onde está a imagem, selecione a fotografia e clique em abrir. A imagem aparecerá e você terá a disponibilidade de escolher a dimensão e disposição que a mesma ficará no seu perfil, após isto é só clicar no botão ‘definir como foto do perfil’, que aparecerá a sua esquerda em azul.

17 – Confirmação final de Cadastro do e-mail: Após a confirmação da foto a ser utilizada clique no ícone ‘próxima etapa’, que aparece no centro da tela em azul. Abrirá outra tela lhe dando boas vindas ao Gmail e informando o seu endereço de e-mail. Está mensagem confirma que o seu email foi criado e daí em diante só clicar em ‘prosseguir para o Gmail’, que aparece novamente em azul, também no centro da tela. Pronto o seu e-mail foi criado e a partir de então você poderá enviar, receber e-mails e usufruir dos benefícios que o mesmo lhe oferece.

You may also like

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais