
Através de ações individuais ou coletivas, milhões de trabalhadores brasileiros buscam na Justiça uma resolução para ter acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) maior. Se a ação for considerada procedente, as pessoas contratadas antes da metade de 1999 tem a possibilidade conseguir mais do que dobrar os seus rendimentos. Já para quem ingressou no mercado de trabalho a partir do mês de junho daquele ano, as correções podem representar um aumento de até 41%.
O desejo de um fundo de garantia reajustado pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) ou pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) é uma tentativa antiga, só que conseguir chegar a uma possibilidade em 2013, no momento em que a Taxa Referencial (TR) começou a ter um desempenho ainda mais abaixo do que o registrado nos anos anteriores.
Recentemente, a Defensoria Pública da União fez mais um apelo para população a fim de forçar a instauração de uma ação coletiva exigindo o reajuste para todos os trabalhadores brasileiros.
Como calcular a correção do FGTS? Entenda o procedimento
Para entrar na justiça por meio de um pedido individual ou mesmo ter o direito de receber o beneficio por alguma ação coletiva, o brasileiro necessita ter o conhecimento a respeito das correções a que tem o devido direito.
Inúmeros sites disponibilizam ferramentas para calcular as perdas dos recursos. Sendo que uma dessas páginas virtuais é o FGTS Devido. Para ter a dimensão das perdas, o trabalhador necessita ter acesso ao seu extrato completa de sua conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Além disso, o trabalhador tem a chance de fazer um cadastro no site da Caixa Econômica Federal para poder checar todos esses sem se preocupar com nenhuma burocracia. Mas, todas essas informações anotadas, o brasileiro pode fazer o cadastro desses dados nos sites específicos para calcular as perdas que podem ser exigidas na esfera judicial.
Correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser corrigido através da Taxa Referencial (TR) com a adição de 3% de juros por ano. Por isso, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) está causando uma verdadeira batalha na Justiça brasileira. Milhares de trabalhadores tem o objetivo de recuperar as perdas, mesmo que apenas uma fração do montante. Sendo assim, está acontece uma espécie de enxurrada de ações coletivas, que contam com o envolvimento de mais de dois milhões de brasileiros, repassadas à Caixa Econômica Federal, que é a gestora do patrimônio.
Como fazer o cálculo da diferença de defasagem do FGTS?
Se, atualmente, o trabalhador conta com um saldo de aproximadamente R$ 28 mil, caso a sua ação seja julgada favorável, essa quantidade pode aumentar significativamente, chegando ao valor de mais de 50 mil reais. As ações já são encaradas como a enxurrada de processos que apareceu durante os planos Collor e Verão para tentar ajustar os valores da poupança.
