Seja para quitação de dívidas mais caras, seja para despesas emergenciais, seja para a concretização de uma meta (viagem, estudos, negócios): existem diversas situações nas quais o crédito pessoal pode ser uma excelente alternativa. No entanto, é preciso ter em mente que a solicitação nem sempre é aprovada, e que isso se deve a diversos fatores. Conheça abaixo como aumentar as chances de aprovar seu empréstimo!
Score de crédito: o que é e como aumentar o seu
Após saber qual o valor a ser contratado e quanto será pago por mês (é possível obter essas informações utilizando ferramentas como o simulador de empréstimo, disponível nos banklines e também nas plataformas online), o cliente pede um empréstimo, seja no seu banco, seja em financeiras.
É neste momento que as instituições financeiras fazem a avaliação do cadastro do cliente, verificando se ele é um bom pagador. Essa avaliação tem como base o score de crédito, sistema que utiliza uma pontuação para classificar o risco de inadimplência individual. Um desses sistemas é o Serasa Score, da Serasa Experian, porém diversas instituições possuem eu próprio sistema de avaliação e pontuação. Em geral, todas se baseiam na pontualidade dos pagamentos, relacionamento com as instituições financeiras e em como são utilizados recursos como cheque especial e cartão de crédito.
Especificamente no Serasa Score a pontuação vai de 0 a 1.000 pontos. Se o consumidor tem score de até 300 pontos, significa que há alto risco de inadimplência; de 300 a 700 pontos o risco de inadimplência é médio; e o score acima de 700 pontos indica que há baixo risco de inadimplência. É possível consultar gratuitamente essa pontuação no site do Serasa Experian.
Mas como manter o score em dia e aumentar as chances de ter um empréstimo aprovado? Algumas atitudes podem ajudar a aumentar a pontuação e facilitar na hora de solicitar crédito:
– Mantenha seus dados atualizados: manter as informações pessoais atualizadas nas instituições financeiras mostra que seu cadastro é confiável.
– Nome limpo: negativados podem conseguir crédito, mas as chances são menores. Por isso sempre monitore seu CPF e evite ir para o cadastro de empresas de proteção ao crédito.
– Assiduidade no pagamento: pagar as contas dentro do prazo de vencimento demonstra responsabilidade e cuidado ao honrar os compromissos, o que pesa bastante na pontuação.
Além de facilitar o crédito, o score alto também permite aos clientes obter melhores condições para pagamento e prazos melhores.