Inicial > Finanças > Como aumentar as chances de ter um empréstimo aprovado?

Como aumentar as chances de ter um empréstimo aprovado?

por Guia do Como
Como aumentar as chances de ter um empréstimo aprovado

Seja para quitação de dívidas mais caras, seja para despesas emergenciais, seja para a concretização de uma meta (viagem, estudos, negócios): existem diversas situações nas quais o crédito pessoal pode ser uma excelente alternativa. No entanto, é preciso ter em mente que a solicitação nem sempre é aprovada, e que isso se deve a diversos fatores. Conheça abaixo como aumentar as chances de aprovar seu empréstimo!

Score de crédito: o que é e como aumentar o seu

Após saber qual o valor a ser contratado e quanto será pago por mês (é possível obter essas informações utilizando ferramentas como o simulador de empréstimo, disponível nos banklines e também nas plataformas online), o cliente pede um empréstimo, seja no seu banco, seja em financeiras.

É neste momento que as instituições financeiras fazem a avaliação do cadastro do cliente, verificando se ele é um bom pagador. Essa avaliação tem como base o score de crédito, sistema que utiliza uma pontuação para classificar o risco de inadimplência individual. Um desses sistemas é o Serasa Score, da Serasa Experian, porém diversas instituições possuem eu próprio sistema de avaliação e pontuação. Em geral, todas se baseiam na pontualidade dos pagamentos, relacionamento com as instituições financeiras e em como são utilizados recursos como cheque especial e cartão de crédito.

Especificamente no Serasa Score a pontuação vai de 0 a 1.000 pontos. Se o consumidor tem score de até 300 pontos, significa que há alto risco de inadimplência; de 300 a 700 pontos o risco de inadimplência é médio; e o score acima de 700 pontos indica que há baixo risco de inadimplência. É possível consultar gratuitamente essa pontuação no site do Serasa Experian.

Mas como manter o score em dia e aumentar as chances de ter um empréstimo aprovado? Algumas atitudes podem ajudar a aumentar a pontuação e facilitar na hora de solicitar crédito:

– Mantenha seus dados atualizados: manter as informações pessoais atualizadas nas instituições financeiras mostra que seu cadastro é confiável.

– Nome limpo: negativados podem conseguir crédito, mas as chances são menores. Por isso sempre monitore seu CPF e evite ir para o cadastro de empresas de proteção ao crédito.

– Assiduidade no pagamento: pagar as contas dentro do prazo de vencimento demonstra responsabilidade e cuidado ao honrar os compromissos, o que pesa bastante na pontuação.

Além de facilitar o crédito, o score alto também permite aos clientes obter melhores condições para pagamento e prazos melhores.

You may also like

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais