Inicial > Exercicios Fisicos > Como ser mais criativo

Como ser mais criativo

por Felipe Castro
Como ser mais criativo

Criatividade. De acordo com o dicionário Aurélio é a capacidade de inventar, criar, ter idéias originais. Algumas pessoas nascem com o dom de ser criativo, com cérebros que na verdade são verdadeiros ‘úteros’ onde se desenvolvem e nascem idéias para diversas coisas e áreas de conhecimento, trabalho ou cotidiano.

Se você ficou meio desapontado em saber que algumas pessoas nascem com esse dom (e não parece ser o seu caso), não se desespere. A criatividade é uma das funções mais nobres de nosso cérebro, todos nós possuímos esse dom. Só é preciso ser exercitado.

De acordo com um dos mais conceituados neurologista do Brasil, Leandro Telles, formado e especializado pela USP: “A solução criativa aflora quando é ultrapassada a barreira do raciocínio lógico seqüencial”. Ou apenas, ser ‘diferente’. Exercitar a criatividade é tentar fugir todos os dias do pensamento comum, do óbvio.



Como ser mais criativo

Em seu site (www.leandrotelles.com.br), Dr. Leandro disponibiliza em um artigo, cinco maneiras de exercitar sua criatividade. Baseado nessas dicas, O Guia do Como, acrescentou alguns pontos e exemplos para facilitar seu entendimento sobre o assunto.

1 – Errar é humano

“Quem quer ser criativo tem, por obrigação, que se permitir ao erro”.

Com essa afirmação, Leandro mostra que a persistência é um fator importante para a criatividade. A idéia criativa não se vem em apenas um ‘estalo’. O raciocínio lógico é mais conservador, menos propício a falhas. Criar algo inovador requer persistência, tentativas fracassadas, pensamentos que no começo possam ser meio ‘loucos’, mas que com dedicação pode ser lapidado em algo único.

2 – Amplie sua visão, liberte seus pensamentos

“O raciocínio criativo preciso do cérebro apto a alçar vôos livres e complexos”.

Cada ser nasce com um potencial criativo que precisa ser desenvolvido com experiências. Então viva! Experimente e aumente seu conhecimento se interessando por culturas novas, formas diferentes de se viver, pensar o mundo. Viaje para o meio do mato, por exemplo, e experimente viver como os índios por um tempo. Vá para outro país, aprenda diversas línguas.

Conhecer e viver mais auxilia sua mente na hora de criar, liberta sua capacidade inconsciente de resolver problemas com mais facilidade. Como o próprio Leandro cita: “A resposta diferente surge em situações diferentes”.

3 – Procure entender o problema para se encontrar a solução

“Tentar ser criativo sem determinar o que já foi dito, pensado e sentido sobre o problema é perda de tempo”.

Como sair do óbvio se você não o domina? Conhecer outras tentativas frustradas de resolução de algo é essencial para não se repeti-las. Estudo sobre o que você se propõe a resolver. Se o seu problema é administrar uma empresa, pesquise sobre idéias, frustradas e com sucesso, de se administrar. Esteja preparado, domine o assunto, para que o ‘novo’ bata a porta de sua mente.

4 – Seja diferente em sua observação

“Se quer ver o que ninguém viu, precisa olhar as coisas como ninguém ainda olhou”

É, mais ou menos, como ser o ‘advogado do Diabo’. Tente enxergar o problema por todas as maneiras possíveis, para que possa mudar sua visão. É como se analisar um crime pela visão do mocinho, do bandido, da testemunha, dos familiares, etc. Tenha todas essas observações em sua mente. Dessa maneira ela terá a possibilidade de criar um caminho novo, através de todos esses pensamentos.



Como ser mais criativo

5 – Confie nos seus instintos

“Sexto sentido e intuição tem tudo a ver com ciência”.

Repetindo os famosos clichês de filmes de romance: “Siga seu coração”. A intuição é guiada pelo inconsciente, por experiências que guardamos na parte mais obscura de nossos cérebros. Fugir da razão, arriscar, acreditar em algo que tem, por lógica, tudo para dar errado é essencial não só para se exercitar sua capacidade de criar, mas também para se viver, ser feliz.

Acredite em seus instintos e arrisque. Você pode se surpreender positivamente.

Os cinco tópicos foram baseados nas idéias do Dr. Leandro Telles, especialista sobre o assunto. Porém, procure compartilhar essas dicas e buscar mais formas de conhecimento, leia bastante e se interesse sempre por mais. Descubra que nem tudo é chato como parece.

Conheça para poder criticar. A criatividade está diretamente ligada a isso, na capacidade de ter e entender opiniões diversas sobre algo, para que se crie seu próprio entendimento.

You may also like

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais