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Como fidelizar clientes e parceiros

por Guia do Como
Como fidelizar clientes e parceiros

Não é novidade para ninguém que o país atravessa uma crise nos últimos meses. A situação tem se complicada na economia, seja para os consumidores ou seja para os empresários. Todos tentam encontrar soluções para chegar ao fim do mês com as contas em dia e com todos os seus compromissos quitados. Mas, é possível passar desse limite? Saiba que sim se você aprender como fidelizar clientes e parceiros.

Tentar algo diferente de apenas não se complicar financeiramente? Existe um ditado popular que prega o seguinte: em épocas de crise, crie. No entanto, a tentativa de obter algum lucro num período turbulento para a economia nacional não é algo tão simples para retirar uma letra de uma palavra e ter uma inspiração divina.




A sorte pode e deve estar ao seu lado, porém, é preciso muito esforço, trabalho e planejamento para conseguir crescer durante uma recessão que não se limita somente ao Brasil, mas, que afeta diversas nações ao redor do mundo. Por isso, uma alternativa simples, mas, que sempre está em alta é fidelizar seus clientes e também os seus parceiros de empreendimento. Afinal, ninguém trabalha sozinho.

Como fidelizar clientes e parceiros

Como fidelizar clientes e parceiros?

1 – Suporte qualificado

No processo para aprender como fidelizar clientes e parceiros saiba que cumprir exatamente o que você promete no desempenho do seu produto ou do serviço que a sua empresa oferece é primordial. Seja fiel aos seus prazos, ofereça um suporte qualificado em um eventual problema e resolva qualquer pendência rapidamente. Muitas vezes, quem chega irritado por causa de alguma falha de equipamento ou cancelamento da equipe prestadora de um serviço especifico pode sair da loja satisfeito ao receber um esclarecimento ou reparo adequado e a certeza de que seu problema será resolvido rapidamente. Essa é a forma mais objetiva e garantida de transformar um inconveniente em uma demonstração de qualidade e confiança, algo necessário para fidelizar clientes.


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2 – Brindes

Quem não gosta de receber um brinde ou um presente inesperado? Por isso, uma estratégia para beneficiar os seus clientes ou parceiros mais assíduos pode se tornar uma excelente ferramenta para garantir a fidelização de uma vez por todas. Oferecer um desconto no dia do aniversário do seu cliente, trabalhar em um feedback pós compra, enviar um email especifico para quem nunca mais visitou ou abriu suas mensagens eletrônicas, etc. Existem milhares de possibilidades trazidas pela tecnologia para facilitar e melhorar o seu relacionamento com seus consumidores e também seus parceiros.





3 – Superar as expectativas dos serviços prestados

A qualidade é algo essencial para que qualquer empresa prestadora de serviços tenha sucesso e não decrete falência após poucos meses em funcionamento. No entanto, quando você vai além de apenas cumprir a sua obrigação pode representar a conquista de mais um cliente e, consequentemente, ótimas referencias. Mesmo que a publicidade seja fundamental para dar mais visibilidade ao seu empreendimento, ainda hoje em dia, o famoso “boca a boca” pode agregar muito para a sua companhia.

Por isso, treine os seus funcionários, esteja a disposição do seu cliente na sede física, no site oficial, no atendimento telefônico, nas redes sociais ou em qualquer ferramenta que você dispõe para atender ao seu público. Crie promoções especificas para datas comemorativas, conheça o perfil dos seus consumidores e mantenha um relacionamento profissional também com seus parceiros comerciais.

4 – Dê importância a todos os seus clientes





A internet conectou o mundo e não adianta tentar virar as costas. A sua empresa precisa estar na rede mundial de computadores para atrair mais clientes e também fidelizar os que já possuem. No entanto, muitas empresas podem cometer o erro de não dar atenção devida para quem utilizar os seus canais online para tirar alguma dúvida, questionar o preço de um produto ou mesmo para fazer uma reclamação. E isso é um erro enorme. Essa reclamação individual pode se transformar em uma bola de neve e acabar com a sua reputação virtual, então, dê atenção e responda a todos os comentários o mais rápido possível.


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