Inicial > Educação > Como passar em concursos públicos

Como passar em concursos públicos

por Guia do Como
Como passar em concursos públicos

Como passar em concursos públicos? Dicas para facilitar sua preparação

O país passa por uma situação complicada em sua economia nos últimos meses. Muitas empresas já começam a cortar postos de trabalho ou a reduzir a carga horária para diminuir as despesas.

Por isso, muitas pessoas passam a sonhar com a estabilidade profissional, a remuneração acima da media e os benefícios oferecidos aos funcionários públicos. Desta forma, passar em um concurso público se transformou em uma meta de vida para milhares de brasileiros.

Mas, se você está pensando nessa possibilidade é importante ter noção que está longe de ser o único. Então, como passar em concursos públicos? Confira a seguir algumas dicas para facilitar a sua preparação.

1 – Selecione uma área de interesse e intensifique seus estudos

A cada notícia sobre abertura de edital para inscrições em concursos públicos e a informação sobre um excelente salário, milhares de pessoas pensam exatamente a mesma coisa: vou passar nesse concurso. Mas, se inscrever em diversos concursos pode não ser uma boa alternativa.

O mais indicado é que você se interesse por uma área de concursos, podem ser concursos para instituições bancarias, jurídicas, enfim, encontre uma área com concursos semelhantes e se dedique a essa. Mas, por que isso pode fazer a diferença na sua preparação?





Simples, você vai estar estudando um assunto que pode ser aplicado para diversas provas, o que não ocorreria se preferisse um concurso muito diferente do outro. Então, preste atenção antes de sair estudando para todas as provas ao mesmo tempo.

2 – Estude apenas duas matérias por dia


blank

Se porventura, você tem a disponibilidade de se dedicar em tempo integral para os seus estudos, vale a pena se focar em apenas duas matérias por dia. Mas, isso vai me ajudar a aprender como passar em concursos públicos? Isso, pode fazer toda a diferença.

Concurseiros veteranos afirmam que a melhor maneira de estudar é escolher uma matéria que você tenha facilidade e outra mais complicada para se dedicar naquele dia. Por exemplo, você entende tudo de português, mas, tem dificuldade com o assunto de atendimento bancário. Então, na parte da manhã, se foque em revisar as normas de ortografia e no período vespertino, dedique a sua atenção para o assunto de técnicas de atendimento.

Esse balanço entre dificuldade x facilidade é importantíssimo para garantir a sua aprovação no próximo concurso e assegurar que você não vai priorizar uma matéria no lugar de outra. É uma forma de garantir a sua preparação em todas as frentes.




3 – Firme uma rotina de estudos diários

Você pode ter a possibilidade de estudar o dia inteiro, em um período ou apenas na parte da noite. E não há problema nenhum nisso. Só que se você deseja descobrir como passar em concursos públicos é necessário determinar uma rotina diária de estudos. E seguir a risca essa programação, sem ficar acumulando desculpas e distrações.

Se há como estudar o dia todo, separe de 90 a 120 minutos pela manhã e a mesma quantidade de tempo pela tarde e se concentre. No entanto, é fundamental inserir um intervalo de 15 minutos no meio dessas duas horas de preparação para poder relaxar e dar um descanso para si mesmo.

Vale lembrar que entre esses dois horários de estudo é essencial conceder um espaço maior de tempo. Por isso, almoce com calma, saia para dar uma caminhada, converse com seus amigos e se desligue dos livros sem peso na consciência.




E caso, você só tenha condição de estudar a noite, depois de um dia de trabalho, mantenha a sua força de vontade e concentração para que cada minuto realmente valha a pena.

Conheça os cursos Segredos da Cespe e Redação Express para Concursos que poderão lhe ajudar a melhor o resultado nas provas de concursos.

You may also like

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais