Inicial > Educação > Como estudar Direito Penal para Concursos

Como estudar Direito Penal para Concursos

por Simone Sousa
Como estudar Direito Penal para Concursos

Se você está buscando informações de Como estudar Direito Penal para Concursos, confira nossas dicas a seguir.

Foco na escolha do Concurso

Para quem não sabe aonde ir, qualquer lugar serve. Para os que focarão em concursos, é necessário escolher o concurso que pretende prestar, pois cada concurso tem suas particularidades.

Se sua meta é ser aprovado no concurso da Polícia Rodoviária Federal, então foque apenas neste concurso. Não adianta tentar vários concursos ao mesmo tempo, pois o grau de dificuldade será muito maior e consequentemente sua aprovação ficará comprometida.




Os concursos públicos atraem muitos candidatos, inclusive não são raros os casos de pessoas que abandonam trabalho, vida social e etc. para se dedicarem exclusivamente ao estudo para concursos, portanto, a aprovação depende de foco e muito esforço e dedicação.

Cursinhos Preparatórios

Não é impossível a aprovação sem a matrícula em cursinhos, mas certamente o grau de dificuldade de quem estuda sozinho é bem maior.

O ideal é procurar um cursinho para o concurso que pretende prestar. Atualmente, existem muitos cursinhos online de boa qualidade.

Não é demais salientar que os cursinhos partem do pressuposto que o candidato já possui algum conhecimento em Direito, então é necessário um estudo mais aprofundado de Direito Penal para que você possa acompanhar o ritmo do cursinho.

blank

Grupo de Estudo

Normalmente, os concurseiros renunciam festas, convívio social com a família e amigos, pois é uma jornada árdua passar em um concurso público, por isso tente formar um grupo de estudos.

Com o grupo de estudos você entrará em contato com pessoas que estão passando pelas mesmas dificuldades que você e isso o ajudará a superá-las. Se não conseguir um grupo de estudo presencial, tente um pelo Skype ou pelas redes sociais.

Material de Estudo

Todo estudo de Direito requer material atualizado, pois o Direito é constantemente atualizado. Todos os dias surgem atualizações legislativas. Fique de olho nas decisões dos tribunais e invista em livros atualizados.





A aprovação em concursos, geralmente demanda muito tempo, talvez até anos, então não vá achando que o material utilizado no ano anterior servirá para prestar o concurso que só ocorrerá no ano seguinte.

Tenha sempre em mãos doutrina atualizada e os códigos específicos.

Blog e Sites de Concursos

Existem muitos blogs e sites que tratam sobre concursos públicos. Essa ferramenta auxilia muito os candidatos, pois é possível estudar editais de provas passadas, questões de provas e muitas dicas sobre o universo dos concursos.

Raciocínio ou Decoreba?

Estudar Direito requer raciocínio, não adianta tentar memorizar apenas a lei seca sem um bom embasamento doutrinário.





É muito importante ler o Código Penal e Legislação Especial, entretanto é de suma importância desenvolver um raciocínio lógico para interpretar a lei da melhor maneira possível e o enunciado das questões de Direito Penal.

Resolva muitos exercícios e provas anteriores para avaliar seu raciocínio lógico.

O segredo da aprovação é Foco, Renúncia e Perseverança. Saiba aonde quer chegar, defina metas e prazos. Lembre-se que será necessário renunciar hoje para conseguir realizar o seu sonho amanhã e não desista nunca diante das adversidades.


blank

You may also like

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais