Conforto e sustentabilidade podem caminhar juntos? A resposta é sim, e existem diversas soluções e possibilidades que permitem a viabilizar um ambiente assim. Das atitudes mais simples aos equipamentos mais modernos, não faltam recursos para uma residência mais ecológica. Confira agora como otimizar seu espaço!
Economia e conforto no banho
Chegar em casa após um longo dia de trabalho e ficar um bom tempo embaixo do chuveiro pode ser uma delícia, mas impacta diretamente no ambiente e no bolso. Além do desperdício de água, recurso cada vez mais escasso no planeta, essa atitude traz consequências para a conta de energia. Entre as soluções possíveis está o uso do aquecedor solar para banho, que utiliza a luz do Sol para fornecer água quente e em abundância – melhorando o fluxo da água, que nem sempre é forte no chuveiro comum. O aquecedor solar pode também fornecer água quente para as torneiras do banheiro e da cozinha, com máxima economia.
Novo móvel velho
Por mais modernas que sejam as peças novas de mobiliário, nada como o charme e a elegância de móveis vintage. Em vez de descartá-los para a compra de itens novos, que tal reformá-los? Além de evitar o descarte de mais lixo no ambiente, a reforma de móveis antigos pode ser, em muitos casos, mais econômica que a aquisição de peças novas. Reaproveitamento é a palavra!
Pisando firme
Ao trocar o piso da casa, pense em alternativas mais sustentáveis. Os pisos amadeirados de boas marcas, como os laminados e vinílicos, são produzidos a partir de madeira de reflorestamento certificada, o que significa que o impacto foi mínimo na produção deles. Além disso, eles proporcionam conforto e facilitam a rotina de limpeza e organização da casa.
Deixe o sol entrar
Troque as cortinas pesadas e escuras por tecidos mais leves e claros. Com isso, a luz solar incide muito mais na parte interna da residência, reduzindo a necessidade do uso de lâmpadas durante o dia. Além disso, a luz natural traz uma série de benefícios, como evitar o mofo e a umidade, além de trazer mais beleza ao ambiente.