Inicial > Carreira > Como passar na prova da OAB

Como passar na prova da OAB

por Simone Sousa
Como passar na prova da OAB

Você deu um duro danado para conseguir entrar na Faculdade de Direito, passou cinco anos da sua vida carregando o conhecido “VadeMecum”,(que é a bíblia dos estudantes de Direito), quase morreu escrevendo a tese da monografia e finalmente conseguiu o tão sonhado diploma de Bacharel em Direito. Isso mesmo, você NÃO é advogado (a), você é Bacharel em Direito.

Para ser Advogado (a) é necessária a aprovação no exame da Ordem. Esse é um requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado (a), conforme art. 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

E nesse momento, eis que surge a fatídica pergunta “Como passar na prova da OAB”?



Dicas de Como passar na prova da OAB

Sobre o Exame de Ordem.

Atualmente, são realizadas três provas anuais. São aplicadas duas provas, sendo que a primeira fase compreende uma prova objetiva e a segunda fase uma prova prático-profissional.

A prova objetiva de múltipla escolha tem caráter eliminatório, composta por 80 questões de disciplinas integrantes do currículo do curso de Direito.

A prova prático profissional é composta por uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas. O examinando escolherá a área de conhecimento para a segunda fase, sendo elas: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário.

É possível reaproveitar a 1ª fase por uma única vez, a chamada repescagem, na qual o examinando que reprovou na segunda fase poderá fazer a inscrição no próximo certame e fazer apenas a segunda fase. Ante, o número exacerbado de reprovações em todos os certames, essa é uma medida justa.

  1. Busque apoio psicológico.

O fator psicológico é muito importante para o sucesso na prova, pois é exatamente nessa fase que você terá que lidar com críticas, perguntas, pressão de todas as pessoas que você conhece. Todos o bombardearam com as perguntas: Você já passou na OAB? Já está trabalhando? Já tentou quantas vezes? Você ainda não é advogado? Você vai advogar ou vai fazer concurso?

Tudo será ainda pior se você não conseguir passar no exame. Diante de todo esse turbilhão de conflitos psicológicos não se escuse em pedir ajuda. Se puder, procure sim um psicólogo para lhe ajudar a lidar com todas essas questões.

Procure apoio em amigos e familiares que não o pressionem e tente não supervalorizar as críticas negativas, pois só você e todos os que tentam fazer o exame da OAB sabem o quão difícil é o exame a cada edição.


Prova da Ordem - Curso de Como passar na prova da OAB

  1. Disciplina nos estudos.

Precipuamente, é imprescindível muita disciplina nos estudos se você deseja aprender a como passar na prova da OAB. Elabore um cronograma com todo o material que precisa estudar e cumpra rigorosamente todos os prazos.

Tenha uma rotina de estudos de acordo com sua possibilidade. É possível conciliar trabalho e estudo, desde que você seja organizado e sacrifique os feriados e finais de semana por algum tempo.

  1. Escolha bem o material de estudo.

Livros. Invista em material atualizado. O Direito é uma seara que vive em constante atualização,portanto é indispensável que todos os seus livros estejam atualizados. Não adianta estudar com o VadeMecum de 2012 para fazer o certame em 2015.

Sites. Leia os Enunciados e Súmulas dos Tribunais que ficam disponíveis nos sítios eletrônicos. Escolha bons blogs jurídicos,pois isso o ajudará a manter-se atualizado com as novidades do mundo jurídico. O blog do Maurício (http://blog.portalexamedeordem.com.br/blog) é muito recomendado, pois trata sobre todo o universo do Exame da ordem e traz muitas dicas preciosas. O Migalhas (http://www.migalhas.com.br) é outro site para atualização sobre o que acontece no mundo jurídico.





Estágio. Se você for estagiário, aproveite a oportunidade e leia processos. Os casos citados nos enunciados das provas podem te fazer lembrar-se de um caso conhecido e isso poderá ajudá-lo a acertar a questão. A leitura completa de um processo o ajudará a entender melhor o deslinde do processo, bem como a sua evolução.

  1. Resolva provas anteriores

Tente responder provas de exames anteriores, pois isso o ajudará a identificar em quais matérias você apresenta maior dificuldade e precisa estudar mais.

A resolução de provas anteriores também o ajudará a ficar mais calmo, tendo em vista que dessa forma conhecerá o padrão aplicado nas provas. O conhecimento traz tranquilidade.

Existem sites com resolução de provas online, como o jurisway (http://www.jurisway.org.br/)que inclusive aponta se você acertou ou errou cada questão, antes de ir para a próxima questão.


Prova da Ordem - Curso de Como passar na prova da OAB

  1. Cursos Preparatórios

Só passa na OAB quem faz cursinho? Não é uma máxima, sou prova viva de que é possível passar sem fazer cursinho, entretanto, se for possível faça sim cursinho.

Os professores dos cursos preparatórios para a OAB são especialistas no exame, conhecem bem o padrão da banca examinadora, da elaboração das questões e do padrão de resposta que é esperada do examinando, dessa forma eles podem lhe dar melhores dicas de como passar na prova da OAB.

O mercado possui muitos cursos preparatórios, então faça uma pesquisa e pergunte aos colegas que já fizeram o exame da Ordem qual o melhor e o mais adequado ao seu bolso e tempo.

  1. Conheça a banca Examinadora

Conhecer a banca examinadora também o ajudará, a saber, com o que você deparar-se-á na hora da prova.

Desde 2010 a FGV – Fundação Getúlio Vargas é a banca examinadora do Exame de Ordem. A FGV adota um padrão de provas bem diferente da banca examinadora anterior (CESPE), na qual adotava o famoso critério de que uma resposta errada anulava uma resposta certa no resultado final da prova.





A FGV costuma aplicar a letra da lei, portanto é muito importante ler atentamente os Códigos em geral.

  1. Escolha da Área de Conhecimento da Segunda Fase

Entre os elos e gargalos da prova da OAB, eis que a escolha da área de conhecimento para a segunda fase é um dos maiores gargalos.

Entre os examinandos, há quem repudie a escolha em Direito do Trabalho, por ser a mais escolhida ou Direito Civil por ser muito abrangente.

Sobre o tema, o que recomendo é escolher a área de maior aptidão e domínio. Se você dominar Direito do Trabalho, todo o estudo será mais fácil, bem como a resolução da prova.


AudioJus - Áudio Aulas - Como passar na prova da OAB

 

Se você busca fórmula mágica de Como passar na prova da OAB, saiba que não existe. O segredo é muito estudo, dedicação, renúncia e foco.

You may also like

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais