Inicial > Carreira > Como conseguir um emprego

Como conseguir um emprego

por Felipe Castro
Como conseguir um emprego

Assustador. Para muitos, principalmente jovens, esse é o adjetivo que resume o que é o atual mercado de trabalho. As oportunidades de emprego estão, cada vez mais, concorridas. Hoje, é necessário o máximo possível de experiência para ganhar essa disputa.

Porém, como ter experiência sem a primeira oportunidade? A resposta é: criatividade. Especializações, cursos técnicos e profissionalizantes são requisitos básicos, mas sem criatividade, a oportunidade não virá.

No livro The 2-Hour Job Search, escrito pelo consultor de carreira e diretor adjunto da Fuqua School of Business da Duke University, Steve Dalton, é derrubada aquela ideia de que para se conseguir um trabalho é necessário sair às 7 da manhã, distribuindo currículo, e voltar após as 5 da tarde pra casa, como se fosse uma rotina de trabalho, ou se ‘internar’ a frente do computar durante 8 horas por dia em busca de oportunidades online.

A tecnologia facilitou a publicidade, e com isso, os anúncios de oportunidades profissionais. Porém, ao mesmo tempo, complexou o trabalho dos selecionadores de currículos. Exatamente por essa facilidade, quando anunciam-se uma oportunidade na rede, milhões de candidatos aparecem.

Por esse motivo, as empresas preferem contratar profissionais pelo famoso ‘Q.I.’. E não é do ‘Quociente de Inteligência’ que estou falando, e sim do famoso ‘Quem Indica’. Não tem como observar e analisar todos os currículos, e se você não tiver o tal ‘apadrinhamento’, suas chances diminuem consideravelmente.

Mas não se desespere. Lembre-se do que eu disse no começo do post. Seja criativo. E se você tem dificuldades para encontrar seu verdadeiro diferencial, algo que possa fazer de seu trabalho especial e que o selecionador observe isso em você, Steve Dalton colocou alguns passos em seu livro para lhe ajudar, priorizando tempo (No máximo duas horas de seu dia são necessários) e com o máximo de eficiência possível.

Priorizar atividades

Organize uma lista com os potenciais empregadores, locais de trabalho em que almeja trabalhar. Em seguida, separe as que tenham algum contato lá dentro, seja ex-professor, amigo, parente, conhecido, ou alguém que você tenha certeza que conhece seu potencial ou, simplesmente, tenha simpatia por você. Steve indica usar redes sociais como ferramenta nessas pesquisas. Aqui no Brasil, com certeza o Facebook é seu maior aliado nessa procura. Priorize também as que estão necessitando de funcionários.

Após essa pesquisa, coloque suas prioridades. Qual empresa você tem mais o perfil e motivação para trabalhar. Através de todos esses pontos, monte uma escala de empresas e deixe no topo da lista às que possuem mais possibilidades de entrar.

Networking

O segundo passo consiste em fazer contatos com essas empresas. Busque os conhecidos nas empresas, procure referências e informações importantes sobre a empresa com seu contato. As regras mais importantes para se entrar em contato com essas pessoas, primeiramente, é saber se eles podem realmente lhe ajudar e se estão dispostos a isso. Não entre em contato com alguém em que tenha a possibilidade, futuramente, de ser um concorrente. Existem pessoas que o ignorarão, outras inventará desculpas para não ajudar. Categorize as pessoas em ordem, coloque na frente as que podem realmente ajudar, mesmo que com informações apenas.

Quando for fazer o contato, envie mensagens curtas e objetivas. No primeiro momento não mencione o interesse pelo emprego, primeiro proponha uma troca de informações. Diga que tem interesse em saber mais sobre aquela área e convide a pessoa para um encontro onde discutirão o assunto.

Esteja preparado, pesquise sobre a empresa

Após o contato e a resposta positiva, pesquise sobre a empresa, sobre as tendências da área. Não chegue ao momento crucial sem noção nenhuma do que está falando. Nesse momento que deixará claro sua vontade de trabalhar na empresa, e para isso, deve mostrar conhecimento sobre ela.

Peça conselhos e mostre-se disposto em trilhar seu caminho próprio, mas se interesse em saber como seu contato conseguiu chegar aonde chegou. E para isso, não é necessário ‘puxar saco’, e sim se mostrar preparado, certo para aquela vaga, mas que tem sempre a disposição e humildade de aprender mais com quem têm mais experiência que você.

Último passo: seja persistente

Não pense que será fácil. Todo esse procedimento, segundo o autor, tem dado resultados satisfatórios. Porém, não é garantia que logo na primeira tentativa as portas se abrirão, por isso, as listagens de várias empresas com potencial de trabalhar. Força de vontade, pensamento positivo e bom humor são essenciais.

De acordo com Steve Dalton, estes métodos apresentados são partes obrigatórias do currículo acadêmico dos alunos de MBA da Fuqua Business School. Você, leitor do Guia do Como, não pode perder essa oportunidade.

Certifique-se de seu potencial e corra atrás de seus sonhos. Tudo se começa dentro de nossas mentes, quando imaginamos algo, sonhamos com uma vida melhor e fazendo o que gosta. Impulsione-se através de seu desejo e mãos à obra.

Como Conseguir um Emprego (Melhor)?

Todos os dias milhões de pessoas procuram empregos, que são enviados para empresas e sites de RH. Neste mar de currículos, apenas poucos conseguem o emprego desejado. Os motivos são vários, como despreparo por não atender as expectativas do empregador até um abordagem errada por parte de quem procura a vaga. São tantos erros que as pessoas cometem ao procurar um emprego, que foi criado , com o intuito de ajudá-las.

Curso como conseguir um emprego melhor

You may also like

Deixe um Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais