Como melhorar o foco e a concentração

Como melhorar o foco e a concentração

Muitos profissionais tem orgulho de apontar a sua possibilidade de ser multitarefa, ou seja, poder realizar atividades ao mesmo tempo. No entanto, de acordo com reportagem da Revista Exame, hoje em dia, as empresas estão apostam mais na capacidade de se manter concentrado.

É em função dessa característica que muitos funcionários tem chamado e a atenção e se destaco em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido. E basicamente, a causa é muito simples: a elevação da sua produção.

Os especialistas argumentam que no momento de estabelecer atividades complicadas, é necessário colocar áreas nobres do cérebro para trabalhar, e nesses pontos estão localizados os círculos de atenção e de foco.




Os fatores que podem acabar limitando a nossa atividade cerebral estão por todas as partes no mundo moderno, afinal, se tratam de tecnologias que proporcionam a enxurrada de informações recebidas a cada instante do dia.

De acordo com o autor do livro “Inteligência Emocional”, o norte-americano Daniel Goleman, a consequência é perceptível, principalmente, nas pessoas mais jovens que se desenvolveram cercados pela tecnologia. O escritor afirma que essa ausência do tempo “offline” acabou provocando a formação de uma geração sem foco.

Mas, como melhorar o foco e a concentração? Segundo o escritor americano, essas duas habilidades podem ser estimuladas, da mesma forma com que fazemos com um grupo muscular em um treino na academia. Além disso, ações simples já podem fazer toda a diferença. Confira a seguir cinco sugestões para aprimorar a sua concentração:



Como melhorar o foco e a concentração ?

1 – Preste atenção em seus hábitos

Toda alteração de hábito começa com a analise do seu próprio comportamento, indica Goleman. O que rouba a sua atenção? Preste atenção na sua postura a frente de uma atividade complexa. Você perde muito a concentração? O que tira o seu foco? Redes sociais, música, mensagens, notícias, outra pessoa ou o seu próprio raciocínio que pode lhe levar para outros lugares? Analise tudo isso com calma.




2 – Problema para solucionar? Concentre apenas nisso!

Você tem que acabar com aquele levantamento complexo ou com o material para entrega4 no dia seguinte? Deixe o celular de lado, saia das redes sociais e nem pense em ficar acessando o seu email. Ao prestar atenção nos seus hábitos, você vai começar a entender a principal razão da distração e combater essa falha é essencial para descobrir como melhorar o foco e a concentração.

3 – Identifique o que você fazer ao longo do dia

Uma maneira para tentar analisar como melhorar o foco e a concentração é definir as suas funções para cada dia. Por isso, é muito bom iniciar cada dia, já verificando os temas urgentes para dedicar a sua atenção e energia. Por isso, dê preferência para essas ações e não interrompa os seus trabalhos pela metade.

4 – Utilize a parte do dia mais apropriada

Nem todo mundo se sente dispsto de manhã. Tem gente que consegue ter um rendimento melhor a noite ou mesmo na parte da tarde. Por isso, analise a sua produção e tente utilizar esse conhecimento para agilizar os seus compromissos.
Desta maneira, há como definir algumas rotinas levando em consideração as suas melhores horas do dia para se focar em uma atividade.




5 – Concentre-se em uma atividade por vez

Algumas regras auxiliam nessa técnica para facilitar a manutenção do seu foco. De acordo com a reportagem da revista Época, uma excelente alternativa é realizar alguns exercícios de respiração e até mesmo de meditação. Ao que tudo indica, a consciência se torna mais presente e dedica mais atenção para as necessidades, por isso, encontre alguns instantes ao longo seu dia para relaxar. Pode ser algo simples, mas, essa dica pode ser muito útil para entender como melhorar o foco e a concentração.



Artigo escrito pela equipe do Guia do Como e colaboradores de diversas áreas de atuação.