Como contratar um Advogado

Banner Como contratar um Advogado

Como contratar um advogado requer algumas precauções que devem ser tomadas pelo cliente, pois em todas as profissões há bons e maus profissionais, portanto sempre que for contratar os serviços de qualquer profissional é necessário realizar pesquisas e buscar boas indicações.

Com esse artigo queremos oferecer algumas dicas na hora de como contratar um advogado.

Conheça também:
> Curso Básico de Direito do Consumidor
> Como fazer uma petição
> Como passar na prova da OAB



7 Dicas de como contratar um advogado

Como contratar um Advogado

1. Indicação do Advogado
Sempre pergunte aos seus amigos se eles conhecem algum advogado que seja idôneo e que tenha um bom portfólio, pois contratar um advogado que ninguém nunca ouviu falar pode ser um grande risco. Se o advogado for próximo do seu amigo, isso facilitará o seu contato com o mesmo. A relação de Advogado e Cliente é de extrema confiança mútua e como os processos tendem a durar anos, é recomendável cautela na hora de contratar, pois vocês terão contato por muito tempo.

2. Análise da especialidade do Advogado
O estudo do Direito é muito amplo, são muitas áreas e todos os dias há uma atualização da legislação, portanto é praticamente impossível um advogado dominar todas as áreas. Se você está com um problema na área de família procure um Advogado que seja especialista em Direito Civil e que atue nessa área, mesmo que encontre um advogado que atue na área de Direito Penal disposto a pegar sua causa, é preciso ter ciência de que suas chances de êxito com um advogado da área serão muito maiores.



3. Análise do Portfólio do Advogado
Solicite o portfólio do Advogado que está contratando, pois um portfólio bem organizado, caprichado também denota o tipo de profissional que está contratando. Com o portfólio, também será possível analisar os clientes do advogado, pois de acordo com a relevância dos clientes fica claro o quão bom o advogado é.

4. Confira a CNA do Advogado
O Conselho Federal da OAB mantém o Cadastro Nacional dos Advogados no sitewww.cna.oab.org.br,no qual é possível conferir se de fato aquela pessoa que se apresenta como Advogado é efetivamente um advogado.

Para realizar a pesquisa é necessário saber os seguintes dados: Nome Completo do Advogado, Número da Inscrição na OAB e a Seccional do Advogado, ou seja, qual a UF que o Advogado está registrado.

Se não houver Cadastro do Advogado no site, entre em contato com a seccional da OAB para confirmar a informação do site.

Como contratar um Advogado Cadastro Nacional dos Advogados

5. Conhecer o escritório do Advogado
Na hora de contratar um profissional, vale certificar-se de todas as informações repassadas, inclusive o endereço profissional do Advogado. Pergunte ao Advogado qual o endereço do escritório e vá até ao local para confirmar se de fato o Advogado trabalha no local, pois no caso de um possível problema será mais fácil encontrá-lo.

6. Solicite um contrato de honorários
Fique atento ao contrato de honorários advocatícios, pois muitas pessoas acabam contentando-se apenas com a proposta verbal e em alguns casos podem ter problemas futuros ao final do processo.

Leia atentamente todas as cláusulas do contrato, tire todas as suas dúvidas antes de assinar o contrato e leve para casa se achar necessário ler com mais calma. Discuta sobre todos os pontos relevantes, tais como: percentual do pagamento dos honorários advocatícios, forma de pagamento e se o valor acordado abrange todos os recursos que porventura forem necessários.

7. Busque o auxílio da OAB sempre que necessário.
A OAB é a entidade de classe que representa os advogados e por isso é responsável pela fiscalização da atuação dos Advogados. Caso sofra algum dano ou perceba alguma irregularidade na conduta do Advogado, entre em contato com a OAB da sua cidade e relate o problema para que a OAB auxilie na resolução do problema e inclusive aplique as penalidades quando cabível.

Banner Como contratar um Advogado

Advogada e Apaixonada por Livros.


Comentários

  1. Minguito disse:

    Eu tenho umas duvidas será possivel falar por e-mail

Deixe seu comentário