Como fazer sucesso nas redes sociais

Como fazer sucesso nas redes sociais

O mundo vive uma das maiores revoluções da sua história: a revolução digital. Há duas décadas, a rede mundial de computadores tem conquistado adeptos e importância em todas as esferas da sociedade. Desde contato com amigos até oportunidades de empregos podem ser conquistados através de poucos cliques e por isso muitas pessoas como vocês buscam como fazer sucesso nas redes sociais.

Justamente por isso, as redes sociais também surgiram para acabar com as fronteiras e deixar você muito mais próximo de seus amigos, familiares e até mesmo de seus ídolos. Afinal, você tem a liberdade de buscar pela página oficial do seu cantor ou atleta favorito e deixar um comentário sem sair de casa ou gastar nenhum centavo.

Desta forma, as novas mídias tem se transformado em mania em todos os cantos do mundo. E o Brasil não é exceção a regra. Pesquisas indicam que aproximadamente 87% dos brasileiros que utilizam a internet com frequência estão cadastrados em alguma rede social. E você já pensou como mandar bem em uma rede social pode conceder muito mais sucesso para a sua carreira ou mesmo para a sua empresa? Confira algumas dicas a seguir para utilizar a tecnologia ao seu favor.



Dicas de como fazer sucesso nas redes sociais

1 – Explore a sua imagem corretamente

Após o fim do Campeonato Brasileiro, a maioria dos veículos de comunicação se dedica a especular sobre as contratações dos times para a próxima temporada. E, recentemente, o atleta Paulinho, pertencente ao Flamengo, publicou em suas redes sociais uma foto com a camisa do Corinthians. Resultado? Multa para o jogador por fazer propaganda gratuita para outras empresas e por desrespeitar a entidade que paga os seus salários.



Nem Corinthians e muito menos o Flamengo querem contar com o seu futebol no próximo ano. E, agora? Paulinho exemplifica uma realidade das pessoas que utilizam a rede social para tentar promover um resultado ou por pura brincadeira e acabam acumulando sérios prejuízos. Por isso, aprenda a usar as redes sociais para melhorar e não piorar a sua imagem. O exemplo vem do próprio futebol nessa época. Muitos atletas se comprometem a atuar em partidas beneficentes em diversos locais e fazem propaganda em suas próprias redes sociais por causas solidárias.

Então, use as redes sociais para mostrar que você está estudando, se aprimorando na sua profissão, tendo boas experiências, mas, não se esqueça de compartilhar fotos simples ao lado da família e compartilhar fatos do seu dia-a-dia, elementos que dão ainda mais credibilidade para que o seu perfil não seja apenas uma versão editada da sua rotina. O mesmo vale para a sua empresa, não se limite a publicar apenas propagandas, mas, também ofereça um conteúdo interessante ao seu público-alvo.



2 – Fotos e vídeos

Por mais que a sua mensagem seja positiva e poética, um simples texto terá menos relevância para os mecanismos de busca do Facebook do que uma foto ou mesmo um vídeo. Por isso, procure utilizar esses itens para gerar mais engajamento nas suas redes sociais. Isso também serve perfeitamente para uma loja ou uma empresa. Coloque as fotos dos seus principais produtos, faça um vídeo explicando a sua mais nova promoção e até mesmo contando como é a realidade dentro da sua companhia.

3 – Interação com seus seguidores





Se você já tem um número considerável de amigos e/ou seguidores nas redes sociais é fundamental não deixa-los sem respostas. Por mais que seja complicado responder a todos, tire um tempo para esclarecer as principais dúvidas ou trocar algumas ideias como quem está sempre acompanhando as suas postagens. O mesmo caminho precisa ser seguido no mundo corporativo, afinal, nenhum consumidor gosta de ter a sua reclamação ignorada. Por isso, se alguém fizer um comentário ou compartilhar algum problema, tenha atenção e resolva a situação da maneira mais rápida e eficiente possível.


Artigo escrito pela equipe do Guia do Como e colaboradores de diversas áreas de atuação.