Como aumentar a velocidade da internet

Como aumentar a velocidade da internet

Para alguns usuários, contratar um plano maior da operadora pode parecer a melhor forma de como aumentar a velocidade da Internet. Mas na verdade, há formas de otimizar a conexão sem gastar dinheiro, com uso de sites, apps e verificação de equipamentos.

Melhorar a qualidade e a velocidade da rede pode estar ligado a vários fatores, como os dispositivos utilizados ou se o computador está infectado por malware.

Basicamente, a Internet funciona como uma rede doméstica em que uma máquina se conecta a outra. Para acessar qualquer site, seu computador usa a estrutura de rede da operadora para fazer a troca de informações entre a sua máquina e o servidor onde o site está hospedado.

Confira algumas dicas para acelerar a velocidade da internet (Foto: Pond5)

Dicas de Como aumentar a velocidade da internet

O upload, que é a velocidade de enviar informações do computador para um servidor – subir arquivos, por exemplo -, também pode impactar na qualidade da conexão. O upload tem peso significativo em certas aplicações, como em ligações por vídeo, voz ou enviar arquivos no YouTube ou na nuvem, como DropboxGoogle Drive.

A taxa de upload pode variar de acordo com a operadora, mas, geralmente, é algo em torno de 10% da taxa de download.Outro fator importante está no tempo de resposta, ou latência. O ping, como também é conhecido, é o tempo no qual o PC envia e recebe pacotes de dados a um servidor.

A infestação de anúncios causada pelos adwares também pode deixar o carregamento de páginas mais lento. Por isso, sempre que considerar a publicidade invasiva em excesso, verifique a presença de programas desconhecidos no PC.

A melhor forma de Como aumentar a velocidade da internet no celular é economizar no pacote de dados. Obviamente, ao demandar menos da rede, a pessoa terá uma conexão mais rápido. Há aplicativos que podem facilitar essa missão, como o Opera Max, que promete compressão de dados de até 50%. Outra dica é usar o Facebook Lite, aplicativo da rede social de Mark Zuckerberg, que, além de ser mais leve, tem vários recursos para economizar a Internet 3G ou 4G.

Artigo escrito pela equipe do Guia do Como e colaboradores de diversas áreas de atuação.