Como fazer treinamento funcional em casa

Como fazer treinamento funcional em casa

Normalmente, as pessoas gostam de aproveitar o início de um novo ano para colocar alguns planos em pratica. Muitas vezes, esses novos objetivos se referem a mudança de vida e o início da pratica de algum esporte. Mas, se você tem essa meta, só não tem tempo e dinheiro suficientes para arcar com a mensalidade de uma academia ou do pagamento de um outro esporte em um clube fechado, aprender a como fazer treinamento funcional em casa pode ser uma grande oportunidade. Afinal, muitas pessoas podem até mesmo se sentir envergonhadas ou receosas de frequentar um espaço totalmente novo ainda fora de forma.

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Além disso, o treinamento funcional tem ganhado bastante destaque nos últimos anos, já que movimenta todos os grupos musculares e também as articulações somente com a força e o peso do seu próprio corpo através da isometria. Esse tipo de esporte tem a possibilidade de aprimorar o seu condicionamento físico, promover estabilidade muscular, a força, a coordenação motora, o equilíbrio, melhorar o sistema cardiovascular, reduzir as lesões, tonificar o corpo e ainda auxiliar no processo de emagrecimento.

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Basicamente, você já começa a sentir todos esses benefícios com apenas 30 dias de treinamento. Sendo também possível gastar até 350 calorias com os movimentos em cerca de 60 minutos de pratica. Praticamente qualquer pessoa pode fazer esse tipo de esforço. Mas, é preciso ter alguns cuidados com gestantes, pessoas hipertensas ou que tenham passado por alguma cirurgia nas articulações. Normalmente, nessa modalidade esportiva se trabalha com um limite de frequência cardíaca máxima de até 80%. Por isso, é fundamental ter o aval do seu médico para saber se você pode realizar todos os exercícios sem nenhuma limitação ou risco para a sua saúde.

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Outro detalhe fundamental também para antes e depois dos treinamentos: o seu corpo necessita de alongamento e também de aquecimento para minimizar o perigo de lesões. Por isso, é preciso alongar todos os músculos antes e após a maratona de exercício, por, ao menos 20 segundos. E, sim, o treinamento funcional pode ser realizado na sua própria casa. Desde que você siga atentamente os cuidados anteriores, lembre-se de beber água e não tentar forçar os seus limites no início da pratica. Aprenda a seguir a como fazer treinamento funcional em casa:

Confira cinco exercícios do treinamento funcional para fazer no conforto de sua casa

1 – Polichinelos

Basicamente, todo mundo já conhece esse exercício pelas aulas de educação física no colégio ou por alguma outra atividade física. Por isso, é recomendado fazer continuamente o exercício por até 90 segundos.

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2 – Corrida lateral

A corrida também é simples e pode ser feita em qualquer lugar. Mas, atente-se para a corrida lateral: você dá três passos de um lado ao outro, colocando a mão no chão também por 90 segundos sem parar.

3 – Agachamento

Se você deseja aprender a como fazer treinamento funcional em casa precisa inserir o agachamento no seu caderno de exercícios. No agachamento, você desce com os braços retos até o glúteo ficar na altura dos seus joelhos em um ângulo reto. Esse exercício deve ser feito por 90 segundos.

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4 – Flexão de braços

A flexão pode ser encarada como um exercício difícil, mas, quem está iniciando pode fazer com os joelhos no chão o que facilita bastante todo o processo. Faça repetições por 90 segundos ininterruptos.

5 – Abdominal

O abdominal remador é feito deitando-se no solo e esticando os braços para traz e as pernas para o lado contrario. Posteriormente, se sente e abrace os seus joelhos. Faça isso por 1 minuto e meio.

Realize os exercícios na sequencia e sem parar até ter finalizado uma rodada completa. Descanse por um ou dois minutos e faça tudo novamente mais duas vezes.

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Artigo escrito pela equipe do Guia do Como e colaboradores de diversas áreas de atuação.