Como fazer uma monografia de sucesso

Como fazer uma monografia de sucesso

Dicas para facilitar o seu trabalho de conclusão de curso e aprender como fazer uma monografia de sucesso.

Muitos estudantes sonham com a oportunidade de fazer uma faculdade de qualidade e chegar com um diploma para ingressar no mercado de trabalho. Atualmente, as condições para ingresso em faculdades públicas ou privadas tem aumentado para todas as classes sociais, mas, as dificuldades para conseguir o tão desejado diploma seguem as mesmas. Após anos de estudos, o acadêmico precisa passar por uma última grande avaliação: a produção do seu trabalho de conclusão de curso ou a monografia. Você já está no último semestre ou está pensando em um tema para esse trabalho? Confira a seguir algumas dicas para como fazer uma monografia de sucesso:

Aprenda a como fazer uma monografia de sucesso

1 – Escolha um tema do seu interesse

Você vai passar alguns meses em cima dos livros, artigos e pesquisas desde exato assunto, então, é fundamental que escolha algo do seu agrado. Afinal, não existe nada mais desanimador do que iniciar um trabalho e não ter animo nenhum para dar continuidade a isso




2 – Organização

Você não vai conseguir fazer uma monografia de sucesso em duas ou três semanas, por isso, nem adianta pensar em deixar tudo para última hora. Desta forma, se você trabalha o dia inteiro, estuda a noite e tem tantos outros compromissos, precisa encontrar algum espaço na sua vida para a monografia. Senão, todo o seu esforço nos últimos anos em busca do diploma terá sido em vão. Você pode utilizar o horário de almoço para adiantar um pouco o trabalho, o fim de semana, o fim de noite ou qualquer outro momento que tenha mais tranquilidade para começar a colocar a suas ideias no papel. Afinal, esse é um teste que todo o universitário passa e você tem todas as condições de ser bem sucedido também.

3 – Revisão

Uma coisa que você vai aprender logo nas primeiras conversas com seu orientador da monografia, é que a revisão é algo extremamente necessário para chegar a um resultado final apropriado. Você vai fazer o texto, revisar e encaminhar para o seu orientador. Por sua vez, o professor vai olhar, sugerir correções, alterar alguns pontos e lhe devolver o trabalho. Essa dinâmica vai se repetir dezenas de vezes até o prazo de entrega e a versão final de sua monografia. Você pode se irritar, o seu professor pode exigir demais, o prazo pode apertar algumas vezes, mas, tudo isso faz parte da vida universitária. Respire profundamente, volte aos livros, reabre o seu editor de texto e se concentre no texto mais um pouco.

4 – Referencias

O critério de referencias pode mudar de uma faculdade para outra, mas, dificilmente você vai conseguir ser aprovado na banca de avaliação sem nenhum embasamento teórico. Por isso, é essencial também recorrer a referencias que tenham realmente algo a contribuir com a sua pesquisa. Fale com o seu orientador e solicite algumas sugestões de livros, sites, artigos e outros materiais para começar as suas pesquisas. Hoje em dia, a internet tem facilitado muito o trabalho dos estudantes, por isso, é importante saber quais as fontes são genuinamente interessantes.

5 – Prazo

Você vai ter um prazo final e oficial para a entrega do seu trabalho. No entanto, vai passar por diversas fases antes de concluir apropriadamente a sua monografia. Normalmente, essas etapas intermediares são produzidas com o acompanhamento do seu orientador, além da definição de datas de entrega de novos materiais para correção. Por isso, não deixe que esses prazos se acumulem com o passar do semestre. Você não vai dar conta de escrever uma monografia de sucesso em poucos dias. Respeite o combinado com seu orientador ou tente negociar novas datas para entregar os capítulos do seu trabalho.




Artigo escrito pela equipe do Guia do Como e colaboradores de diversas áreas de atuação.