Como aprender inglês sozinho

Como aprender inglês sozinho

Quer falar outro idioma? Descubra como aprender inglês sozinho

Qual é a língua mais falada no mundo? Atualmente, o idioma mais falado é o mandarim, língua oficial da China. E isso acontece, justamente, porque a China é o país com maior população do planeta, com mais de um bilhão de habitantes. Mas, se você questionar qual é a língua mais importante do mundo terá um outro resultado. Sim, essa posição é ocupada pela língua inglesa.

O inglês é o idioma oficial de diversas nações e de inúmeras organizações internacionais, como por exemplo: a Organização das Nações Unidas (ONU) ou mesmo a Federação Internacional de Futebol (Fifa). Por isso, se você está pensando em começar a falar outro idioma, a primeira opção pode ser o inglês. Mas, você não tem tempo para se matricular em um curso? Então, descubra algumas técnicas de como aprender inglês sozinho:



Como aprender inglês sozinho

Se você não vai se matricular em uma escola de idiomas, é necessário ter em mente que a organização será fundamental para garantir o sucesso do seu esforço de aprender um segundo idioma. Por isso, encontre um período dentro das suas obrigações diárias para encaixar o estudo de inglês.

Não existe um momento apropriado: manhã, tarde ou noite, mas, você tem que estar concentrado e com disposição para prestar atenção no material a sua frente. Desta forma, um estudo de 45 minutos a uma hora por dia estará de bom tamanho. Só que é preciso manter esse ritmo constantemente. Adapte esse hábito a sua rotina e tente estudar diariamente ou ao menos três vezes por semana.

2 – Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, a internet disponibiliza uma infinidade de conteúdo para quem precisa encontrar algumas técnicas de como aprender inglês sozinho. Então, você não pode se apegar a desculpa que não tem onde ou com o que estudar.




Existem milhares de possibilidades esperando por você dentro da rede mundial de computadores, variando desde cursos online, vídeos de dicas no Youtube, games, trava-língua, desafios e até mesmo a possibilidade de conversar com falantes nativos por meio de plataformas gratuitas.



3 – Aprenda inglês sozinho se divertindo!

Parece impossível misturar o seu estudo com diversão? Então, responda: você não gosta de música, filmes e séries de televisão em inglês? Então, essa pode ser uma técnica de como aprender inglês sozinho e se divertir ao mesmo tempo. Mas, você vai ter que começar a desenvolver o costume de assistir a filmes em inglês, nada de recorrer a versão dublada.

Ver um filme na língua inglesa não auxilia somente no aumento do seu vocabulário, mas, também serve para aprender a utilizar o idioma em momentos do cotidiano em diferentes tons de voz para se comunicar de forma sarcástica, irritada, irônica ou até mesmo para fazer uma piada.




E todas essas possibilidades podem melhorar consideravelmente a sua compreensão e a pronuncia em inglês. Além disso, você pode ouvir as suas músicas prediletas e se encontrar na letra, tentando interpretar a mensagem, antes de recorrer a tradução.

4 – Crie necessidades para pensar em inglês

Muitos professores aconselham os alunos a não decorar as frases em inglês, mas, tirar um tempo durante o seu dia para, simplesmente, pensar em inglês. E você não precisa fazer isso em voz alta e nem falando com ninguém, pode ser algo apenas consigo mesmo. Pode soar bizarro, mas, pensar em outro idioma é uma excelente técnica de como aprender inglês sozinho.

Então, quando você estiver se arrumando para sair com os seus amigos, planejando o que fazer no fim de semana ou apenas parado sem nada interessante para fazer, pare e tente formular apenas frases em inglês ou montar algumas frases do seu dia-a-dia na língua inglesa. Ao praticar desta forma, você estará muito mais preparado quando alguma necessidade de usar o inglês cruzar o seu caminho.



Artigo escrito pela equipe do Guia do Como e colaboradores de diversas áreas de atuação.