Como fazer molho branco

O famoso molho branco ou molho Béchamel, como dizem os franceses teve sua origem de uma forma diferente do que hoje conhecemos.

A receita original surgiu em mil seiscentos e trinta e tratava-se de creme de leite fresco e molho veloute (um caldo claro de ossos fervidos e legumes escorridos para a mistura), seu nome Béchamel seu deu devido ao seu inventor Louis Béchamel.

Receita de Como fazer molho branco

Mas os brasileiros costumam confundir os molhos branco e bechamel, referindo-se a ambos como se fosse a mesma receita, quando na verdade os ingredientes são diferentes.

Para o molho branco clássico você vai precisar de meio litro de leite, uma folha de louro, uma fatia grossa de cebola, quarenta gramas de farinha de trigo, uma colher de sopa de manteiga, sal, pimenta e nóz moscada a gosto.

Comece aquecendo o leite em uma panela com a folha de louro e a lâmina de cebola.

Você precisará desligar o fogo assim que o leite começar a ferver.

Neste momento você deve tampar a panela e reservar por trinta minutos. Agora coe o leite para tirar a cebola e o louro.

Pegue outra panela com fundo grosso e derreta a manteiga até que ela se torne líquida, adicione a farinha aos poucos e mexa de forma enérgica para não queimar.

Faça isso até a mistura se tornar homogenia sem alteração de cor.

Como fazer macarrão com molho branco

Derrame o leite aos poucos e leve a fervura sem parar de mexer para prevenir a formação de bolinhas.

Por fim tempere com sal, pimenta e noz moscada.

Este molho fica ótimo em cima de um suculento bife, em um macarrão com queijo parmesão ralado, em lasanhas e como acompanhamento de alguma salada quente.

Existem tortas quentes salgadas que também usam esta receita para umedecer seus ingredientes como uma quiche de frango ou legumes, por exemplo.

Artigo escrito pela equipe do Guia do Como e colaboradores de diversas áreas de atuação.


Deixe seu comentário