Como fazer cerveja artesanal

Como fazer cerveja artesanal

Para fazer cerveja artesanal tem que pensar em primeiro lugar em seus aromas e sabores. Neste post iremos ensinar passo a passo como fazer a sua.

Será necessário ter uma panela de alumínio com torneira, uma balança de precisão, um fermentador de plástico atóxico com torneira, uma panela para banho maria, uma colher de polipropileno, dois baldes de alumínio, uma máquina de colocar tampinhas, um funil, um tubo de enchimento das garrafas e uma válvula airlock para fazer a troca de ar do balde de fermentação da cerveja.

Conheça o curso de produção de cerveja do zero, clique aqui.

Passo a Passo de Como fazer cerveja artesanal

O primeiro passo – é ferver vinte litros de água na panela de alumínio que tem a torneira.

O segundo passo – é adicionar o malte, o licor e o xarope. Ao fazer isso você deve mexer no começo para que todos os ingredientes se misturem corretamente com o lúpulo. Deixe ferver por aproximadamente cinquenta minutos para esterilizar o mosto que é a mistura que vai sofrer a fermentação alcoólica e para extrair os aromas e sabores do lúpulo.

O terceira passo – é realizar a decantação forçada para ocorrer o resfriamento rápido de 100° para a temperatura ambiente. Para isso basta colocar a panela dentro de outra com água e gelo para decantar os resíduos sólidos e suspender o liquido. Nesse momento é necessário mexer forte.

Quarto passo – consiste na transposição do mosto da panela para o fermentador já esterilizado.

Quinto passo – consiste no complemento da quantidade de água para o volume final.

Sexto passo – acontece quando ocorre as medições de temperatura e densidade da cerveja que deve estar com temperatura entre 15º e 30ºC.

Sétimo passo – É quando o fermento é adicionado

Oitavo passo – o fermentador é fechado e na tampa é adicionado uma válvula “Air Lock” com o objetivo de estancar o fechamento para jogar fora o CO2 e não permitir a entrada de ar durante a fermentação.

Nono passo – a bebida começa o processo de fermentação e maturação para transformar os açúcares fermentáveis em álcool e CO2.

Décimo passo – acontece a lavagem e esterilização das garrafas e o engarrafamento.

Décimo primeiro passo – acontece a segunda fermentação na garrafa

Último passo – colocar para gelar e degustar.

Conheça o curso de produção de cerveja do zero, clique aqui.

Artigo escrito pela equipe do Guia do Como e colaboradores de diversas áreas de atuação.