Como se tornar um fotógrafo profissional

Como se tornar um fotógrafo profissional

Atualmente, os aplicativos e as redes sociais acabam incentivando o compartilhamento de momentos íntimos, prazerosos e divertidos da rotina de cada pessoa. Além disso, os filtros e efeitos disponibilizados ajudam qualquer um a melhorar a qualidade dos seus registros.

Hoje em dia, mesmo cliques simples e diários podem se transformam em imagens impecáveis se o fotografo tiver um pouco de conhecimento e dominar o seu equipamento. E se você acabou gostando dessa mania de registrar tudo com fotografias, já deve ter pensado em fazer desse seu hobby uma forma de ganhar dinheiro. Mas, o que e como se tornar um fotografo profissional? Confira a seguir algumas dicas para qualificar os seus registros e ganhar dinheiro.

Descubra como se tornar um fotografo profissional

1 – Defina uma meta

A primeira ação a ser tomada para descobrir como se tornar um fotografo profissional é ter noção de onde você quer chegar e de que maneira pretende atingir esse objetivo. Você pode desejar se transformar em um profissional e fazer disso a sua fonte de renda principal ou pode querer somente melhorar as suas fotos pessoais. Desta forma, para atingir a sua meta é necessário compreender exatamente o lugar que você quer chegar e definir planos para conseguir isso.




2 – Conheça profundamente o seu equipamento

Nesse quesito não importa se você tem uma câmera de última geração ou uma máquina digital. Para descobrir como se tornar um fotografo profissional, você necessita conhecer profundamente o seu equipamento para que no momento de tirar uma foto, você não perca um tempo precioso tendo que aprender o que cada botão da sua câmera pode fazer.



3 – Saiba tudo sobre as técnicas de fotografia

Se você não tiver um conhecimento para aplicar os conceitos básicos de fotografia vai ficar muito complicado progredir e atingir um nível profissional. Mesmo tendo em mãos um equipamento modesto, é fundamental saber o que você tem a chance de fazer e até onde pode tirar proveito desse maquinário.

4 – Aprenda as técnicas de edição de fotografias

Não basta ser um bom fotografo, você vai ter que aprender a se transformar em um bom editor de imagens. A maioria dos profissionais utiliza programas de edição como o Photoshop para fazer o tratamento das suas fotos. Você pode aprender a corrigir as cores, a iluminação, a textura, cortar e dar um acabamento final para a sua foto possuir um ar bem profissional. Se você não tem muito dinheiro para arcar com a compra de um software profissional, saiba que existem opções gratuitas e ideais para quem está começando com o objetivo de se tornar um fotografo profissional.




5 – Tire um tempo para pesquisar sobre a história da fotografia

Não é algo essencial para se transformar em um fotografo qualidade. Mas, é bacana conhecer os primeiros conceitos da fotografia, a evolução dos equipamentos e até mesmo descobrir o que pode ser entendido como fotografia. Além disso, também pesquise um pouco sobre os fotógrafos do momento, afinal sempre é bom ter algumas referencias para seguir no ramo.

6 – Desenvolva um estilo para fotografar

Essa é uma das sugestões mais essenciais para entender como se tornar um fotografo profissional. Desenvolver um estilo fotográfico é compreender e perceber o mundo ao seu redor de uma maneira diferenciada. Além disso, você deve começar a perceber qual registro pode se transformar em uma imagem diferenciada. Essa pratica também pode ser muito útil para aprender a ver além do que todo mundo está tão habituado, descobrir a beleza nos lugares mais comuns e nas situações do dia-a-dia.




O tempo também é essencial para desenvolver essa sensibilidade de quando tirar a sua câmera e fazer alguns cliques. Nada que o tempo e a pratica não seja eficiente para mostrar como se tornar um fotografo profissional.



Artigo escrito pela equipe do Guia do Como e colaboradores de diversas áreas de atuação.