Como passar na prova da OAB

Para a maioria dos estudantes de direito o desafio é saber Como passar na prova da OAB, cerca de cinco anos de estudo é resumido e colocado em xeque em apenas duas provas. Duas fases que definem o futuro profissional de muita gente. A temida prova da OAB, para muitos, é um teste cruel.

1ª Dica de Como passar na prova da OAB

– Largue a vida e vá estudar! Ela foi feita para te reprovar, principalmente a primeira fase, com 80 questões objetivas. Nessa primeira etapa, a dificuldade é comparada a um vestibular de universidade pública. Na segunda, são questões discursivas, mais específicas, que avalia o conhecimento prático do candidato. – Palavras de Márcio Gonzales, advogado, sobre o temido teste.

Acrescentado ao fato de se fazer a prova em uma época paralela ao fim de curso, com provas, TCC e etc, o exame da ordem pode ser considerado um dos mais difíceis testes do país. Para se obter sucesso, o primeiro e crucial passo, unanimidade entre todos os aprovados no exame, é reservar uma boa parte de seu dia para os estudos.

2ª Dica de Como passar na prova da OAB

Cursinhos preparatórios de qualidade comprovada são ótimos para guiar o candidato ao que realmente precisa gravar. Fora o cursinho, reserva um pouco de seu tempo no lar para sempre relembrar, fixar o que aprendeu.

Busque livros sobre o assunto. As bibliotecas das universidades normalmente possuem bons livros sobre direito. Leia o máximo que puder, procure entender e agregue o máximo de conhecimento. Mesmo que tenha dúvidas se cairá na prova o que buscou de aprendizado.

Como passar na prova da OAB

3ª Dica de Como passar na prova da OAB

Na véspera da prova, busque relaxar um pouco. Passe um dia tranquilo, alimente-se e durma bem. Não será de véspera que irá aprender e estudar para a prova. O momento de exercitar já passou, agora chegou à hora de se preparar psicologicamente e se concentrar.

4ª Dica de Como passar na prova da OAB

Atentem-se as famosas ‘pegadinhas’ na primeira fase. Elas são bastante comuns. A primeira prova é para eliminar os maus preparados e quem não tem atenção suficiente. Leia, releia e confie no que estudou.

 

 

Como passar na 2ª Fase da prova da OAB

Relato:
– A segunda fase foi muito mais técnica, para examinar o conhecimento do candidato. Diferentemente da primeira fase, a última prova serve para separar quem tem o dom na área, de quem não tem. – Leonardo Cordeiro Nenzi, 30 anos, que prestou o exame neste ano.

Como citado no depoimento acima, a segunda fase é mais específica. O candidato deve se preparar tecnicamente para esse momento. Buscar experiência na área, conselhos de quem já fez a prova e quem trabalha no meio. Livros sobre Direito Empresarial, Constitucional, Penal e Processo Civil são grandes aliados, pois essas são matérias que causam, normalmente, as maiores dores de cabeça.

A última dica e não menos importante é: seja persistente. São poucas as pessoas que conseguem a aprovação no exame da Ordem logo na primeira tentativa. Não desistir e desanimar são passos importantes para o sucesso. Tente uma, duas, três, cem vezes se for preciso. Procure sempre se preparar mais e melhor do que na última tentativa frustrada. Faça uma analise do que faltou, no que pecou, para buscar o aprimoramento.

Creia, ore, reze, peça (seja lá qual for sua crença). Uma ajuda divina, sobrenatural, também seria algo bem vindo. Deus ajuda quem cedo madruga. Esforce-se!

Formado em Jornalismo e amante de futebol, hojé é um colaborador ativo do Guia do Como.


Comentários

  1. […] Conheça também: > Curso Básico de Direito do Consumidor > Como fazer uma petição > Como passar na prova da OAB […]

Deixe seu comentário